O SISPRENATAL WEB, inserido dentro da REDE CEGONHA,é um SISTEMA ONLINE que permite cadastrar a gestante, monitorar e avaliar a atenção ao pré-natal e ao puerperio prestadas pelos serviços de saúde a cada gestante e recém-nascido, desde o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde até o atendimento hospitalar de ...
- Número da Gestante no SISPRENATAL: OBS: Este Número é formado pela junção de três informações: Page 5 - Número do Município no IBGE (os dois primeiros dígitos) - Ano de seu Cadastramento (dois últimos dígitos do ano.
A ficha perinatal ambulatorials que é uma ficha-espelho semelhante à da caderneta e ficará anexada ao prontuário da mulher. Ela será uma segurança para a boa continuidade do pré-natal, caso a gestante esqueça ou perca a caderneta.
Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivos e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Assegurar esses direitos é o objetivo do Ministério da Saúde com a Rede Cegonha.
Para tanto, a Rede Cegonha se divide em 04 componentes com ações definidas para garantia do acesso e cuidado no período perinatal. São eles: Componente pré-natal; Componente parto e nascimento; Componente puerpério e saúde da criança e Componente transporte sanitário e regulação.
É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
É o Bilhete Único custeado pela Secretaria Municipal da Saúde, que garante a utilização do transporte coletivo da cidade de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, trens do Metrô e da CPTM) às gestantes participantes do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido.
Após a confirmação do pagamento dos créditos, você só precisa comparecer a um dos Postos de Venda e Atendimento e Pontos de Venda de Créditos para carregar os créditos. Você também pode colocar créditos comuns no seu Bilhete Único Mãe Paulistana.
A Rede de Proteção à Mãe Paulistana também é Rede Cegonha é uma estratégia do SUS que tem como objetivo assistir a gestante durante o ciclo de gravidez, desde as consultas de pré-natal (no mínimo sete), o parto, o puerpério até o segundo ano de vida do bebê.
Para adquirir o benefício, basta apresentar exames pré-natal O cartão pode ser usado em ônibus, micro-ônibus municipais e em trens do metrô e da CPTM. Para obter o benefício, a mulher precisa se cadastrar em uma unidade básica de saúde, uma UBS, que avalia o número de deslocamentos gratuitos necessários.
A bolsa – entregue na própria maternidade, junto ao banco de leite, onde é feito o parto – é composta por body fechado, cobertos, cueiro, culote, macacão longo, macacão curto, meia, toalha, casaco com capuz, fralda descartável, lenço umedecido e pomada anti-assadura.
Mamães, tias, avós, pais e familiares receberam o kit enxoval composto por muitas roupinhas e também por bolsa, fraldas, manta, cobertor, tudo que é necessário para a saída da maternidade. Clique e leia no Diário Oficial de Barueri.
Já para receber o kit enxoval terá que ser beneficiária do programa Bolsa Família, ter realizado no mínimo sete consultas de pré-natal, visita de vinculação com a maternidade de referência, e iniciado o acompanhamento com idade gestacional inferior ou igual a 20 semanas.
CONHEÇA A REDE CEGONHA Por meio da Rede Cegonha, o SUS proporciona planejamento reprodutivo e assistência à gestante durante o pré-natal, parto, nascimento e período puerpério, com atenção integral à saúde da criança.
Onde fazer o pré-natal O pré-natal é um direito de toda gestante e pode ser realizado nos postos de saúde, hospitais ou clínicas particulares ou públicas. Durante essas consultas a mulher também deve buscar se informar sobre os procedimentos e preparos para o parto.
O SUS oferece atendimento integral às gestantes, como o pré-natal, acesso rápido aos resultados, consultas, exames e vacinas em mais de 5.
Nesses casos, os preços são mais baratos, entre R$ 800 a R$ 1100. Vale lembrar que quando se trata de um parto, é indicado escolher profissionais e hospitais que deixam a gestante e acompanhantes à vontade.
O plano de parto é um documento feito pela gestante, onde fica registrado por escrito tudo aquilo que ela deseja da assistência médica e hospitalar em relação ao seu trabalho de parto, parto e nos cuidados com o recém-nascido no pós-parto imediato.