Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação). ... E cumprir os seus deveres e direitos com cidadão.
cidadania é o conjunto de um povo que exerce seus direitos. Um belo exemplo de cidadania é a democracia existente hoje no nosso país; temos diversos direitos envolvidos em um único mandato, o direito do voto, temos o direito de cotestar oqur está errado, temos o direito a impcheamant entre outros.
7 Maneiras de exercer cidadania
São: o direito à vida, à moradia, à dignidade humana, à saúde, à educação, ao acesso à Justiça, à honra, e várias outras garantias, inclusive de ordem penal. Os deveres, por sua vez, decorrem das próprias relações entre as pessoas na sociedade em que convivem. O principal deles, a meu ver, é o dever de não causar dano.
A cidadania é algo que não se aprende somente com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente.
Cidadania é a permissão atribuída a um cidadão para exercer os seus direitos e garantias de natureza civil, política e social. Exercer a cidadania é garantir que todos esses direitos sejam colocados em prática através do povo de uma determinada região. A palavra cidadania é do latim “civitas”, que significa cidades.
É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
A cidadania é exercida pelos cidadãos. Cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres, sendo-lhe facultada a participação ativa nas questões da comunidade. ... O direito de votar e, em especial, o exercício do voto é sim um ato de cidadania.
Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
O conceito de cidadania também está relacionado à nacionalidade do indivíduo, isto é, à legalidade de sua permanência em um determinado território administrado por um Estado Nacional. Fala-se, por exemplo, de cidadania brasileira, cidadania portuguesa e cidadania americana.
Resposta: Explicação:Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. ... Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
A Constituição de 1824 estabeleceu os direitos políticos dos cidadãos e definiu quem teria o direito de votar e quem poderia ser eleito. Apenas os homens com renda mínima de 100 mil réis e maiores de 25 anos poderiam votar. ... Mas o maior obstáculo para o desenvolvimento dos direitos civis no Brasil foi a escravidão.
Resposta: Para se entender a formação da cidadania no Brasil, devemos estudar a história do povo brasileiro – relações e conflitos, e mudanças políticas, econômicas e sociais. O desenvolvimento dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais no Brasil seguiu um processo diferente do de outros países.
Resposta: Pois quando aconteceu a Abolição da Escravidão, não parou o Racismo, ele continuou, nisso Movimentos Abolicionistas cresceram bastante com a criação da Lei que Abolia a Escravatura. Pois esses Movimentos queriam o Fim do Racismo, e queriam ter mais Igualdade de Direitos entre o Negro e o Branco.
Os abolicionistas incentivavam a fuga de escravos e davam abrigo para os que haviam fugido. Uma ação comum foi o transporte de escravos fugidos para o Ceará — estado que aboliu a escravidão em 1884. Existia também o “sequestro” de escravos que estavam em transporte ou que seriam embarcados para algum lugar do Brasil.
Dentre um exemplo desafia a construção e/ou a consolidação de uma cidadania ativa no Brasil, pode-se citar: o fato de as leis que existirem no Brasil muitas vezes não serem usadas na prática.
Nesse contexto, para a construção de um conceito de cidadania, faz-se necessário a construção critérios que considerem, primeiramente, que é o ser humano que faz sua história, ao mesmo tempo em que é feito por ela.
O conceito de cidadania passou a ser vinculado não apenas à participação política, representando um direito do indivíduo, mas também o dever do Estado em ofertar condições mínimas para o exercício desse direito, incluindo, portanto, a proteção ao direito à vida, à educação, à informação, à participação nas decisões ...
Olá! A cidadania plena pode ser observada quando o indivíduo possui todos os direitos civis, políticos e sociais dos cidadãos que já nasceram naquele local.
Igualdade e liberdade. Independência e direitos humanos. Igualdade e direitos humanos.
Cidadania e direitos civis - Os direitos civis e as revoluções do século 18. A cidadania moderna refere-se ao conjunto de direitos e deveres dos cidadãos que pertencem a uma nação, ou seja, o povo de um país. O núcleo dessa cidadania compõe-se basicamente de três elementos: o civil, o político e o social.
Segundo Marshall os três tipos de direitos existentes são, o direito civil, direito político e o direito social. Marshall criou o entendimento maior sobre os direitos sociais, afirmando que a cidadania só se dá em seu estado pleno quando presente esses três direitos.