Um curso de água, curso d'água ou fluxo de água é qualquer corpo de água fluente, como rios, córregos, riachos, regatos, ribeiros, ribeirões, dentre outros.
Esses cursos de água, conforme a frequência com que a água ocupa as drenagens, podem ser classificados em: perenes, intermitentes (temporários) ou efêmeros. Perenes: são rios que contêm água todo o tempo, durante o ano inteiro. Eles são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial.
Os rios são cursos de água que escoam sobre os continentes. A maior parte deles nasce em fontes naturais originadas de lençóis subterrâneos, alimentados pela infiltração da água das chuvas.
Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.
Nascente ou cabeceira: é o local onde o rio nasce, em geral do afloramento de água do lençol freático; Curso: é a direção das águas da nascente até a foz; Leito: é caminho percorrido pelo rio, isto é, o local por onde fluem as águas; ... Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
Partes de um rio
Genericamente, um rio é um curso de água natural que percorre certo caminho até desaguar em outro rio, lago ou mesmo no mar. ... Um rio origina-se a partir do momento que as águas subterrâneas são expelidas ou afloram para a superfície, desse modo vão se acumulando e formam um olho-d'água.
A margem direita estará indicada pela mão direta (lado direito do rio) e a margem esquerda (lado esquerdo do rio) estará indicada pela mão esquerda. Assim, as margens de um rio pode ser identificadas como o lado direito e lado esquerdo! Seguindo sempre o sentido da corrente do rio em que ele, rio, se desloca.
Olá! Para definir as margens de um rio (se direita ou esquerda), precisará conhecer o curso do rio, onde estão localizadas a sua nascente e sua foz. ... Diz- que a nascente está sempre no alto curso do rio, e seu sentido de correnteza é a jusante, ou seja, o rio está correndo da nascente para o rio.
O regime fluvial ou de rio, é a oscilação da quantidade de água presente em um rio no decorrer de um ano.
O rio é uma corrente natural de água que flui continuamente. ... O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano.
O volume global de água no planeta é de aproximadamente 1,418 milhão de km3 e abrange oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, água no subsolo, lagoas e água na atmosfera. ...
O Rio: É uma corrente natural de água que flui continuamente. Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou até em um outro rio. ... A Lagoa: É uma porção de água cercada por terra. Diferente do que muitos pensam, em conceito, a lagoa é menor do que um lago.
A praia para a geografia é a área conhecida como 'faixa de areia' entre a população. "A praia é um ambiente natural localizado exatamente na zona de encontro entre o mar e a terra, região que nós chamamos comumente de área costeira", conceituou o professor.
Praia é a faixa de areia que bordeia o mar (oceano) e o continente. Mar é o oceano propriamente dito.
OS TIPOS DE PRAIAS
Sonhar com praia significa a necessidade que você sente de relaxar. ... Se, em sonho, você foi ou viu uma praia é sinal de que precisa dedicar mais tempo ao lazer. Passear à beira mar é anúncio de amores felizes. Quando, em sonho, você passa férias na praia é sinal de amores passageiros.