A adrenalina ou epinefrina é um hormônio produzido no corpo humano e secretado pelas glândulas suprarrenais, localizada acima dos rins, no sistema endócrino. Ela é liberada sempre que o corpo é exposto a alguma situação de forte emoção, como se fosse um mecanismo de defesa.
As descargas de adrenalina acontecem quando as glândulas suprarrenais secretam uma quantidade excessiva de adrenalina no corpo. Essas descargas geralmente acontecem em resposta a um pico de grande quantidade de estresse ou ansiedade.
Uma pessoa muito estressada pode desenvolver diversos problemas de saúde relacionados ao sistema cardiovascular. Isso acontece porque o excesso de adrenalina pode levar ao endurecimento das artérias, à diminuição do fluxo sanguíneo e outros sintomas que podem aumentar o risco de: acidente vascular cerebral (AVC);
O riso pode diminuir os níveis de cortisol e adrenalina, ajudando no controle do estresse. Divertir-se com os amigos é uma forma de praticar dois bons hábitos de saúde do cérebro ao mesmo tempo. Só de pensar em algo engraçado pode ter um efeito positivo na redução do estresse e os danos que causa ao seu cérebro.
Diminuir a ingestão de alimentos ricos em tirosina, entre eles: queijo, maçã, banana, aves, peixes, ovos, nozes, feijão, leite, abacate e cogumelo. Antes de mudar sua dieta passe por um nutricionista para equilibrá-la.
Um dos seus efeitos mais conhecidos é o vasopressor, ou seja, ela provoca aumento da pressão arterial, em razão do efeito vasoconstritor. A noradrenalina também possui efeito inotrópico positivo, ou seja, ela possui a capacidade de aumentar a força de contração do coração.
Faça exercícios. Exercitar-se com regularidade é fundamental para uma vida mais equilibrada. Isso porque as atividades físicas melhoram o fluxo de nutrientes para o cérebro e aumentam os níveis de dopamina, serotonina e noradrenalina.
Classicamente não há descrição de dose máxima de infusão de noradrenalina, mas doses acima da preconizada tendem a não trazer melhora adicional do perfil hemodinâmico. Sugestão de diluição: 4 ampolas (16 mg) em 250 mL de soro glicosado; cada mL/h corresponde a, aproximadamente, 1 mcg/min.
Naturalmente, se a diluição for diferente, a forma de calcular a taxa de infusão em mcg/kg/min será outra....Noradrenalina