A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas, consumidores etc. Esse estudo permite analisar a tomada de decisão desses grupos, bem como sua relação com o uso dos recursos, preços, bens e serviços.
Para as empresas, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões: Política de preços da empresa, precisões de demanda e faturamento, previsões de produção, decisões de custos de produção, políticas de propaganda e publicidade, localização da empresa, diferenciação de mercados entre outros.
Um produto cuja demanda aumenta quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de bem normal. No entanto, existem algumas exceções a esse padrão. À medida que a renda aumenta, muitas pessoas passam a comprar menos mercadorias de marcas genéricas e mais mercadorias de marcas conhecidas.
As curvas de demanda ou oferta elásticas indicam que a quantidade demandada ou ofertada responde a variações de preços de maneira mais que proporcional. ... Elasticidade unitária significa que um determinado percentual de variação no preço leva a uma variação percentual igual na quantidade demandada ou ofertada.
Como é chamado o instrumento em que se calcula a variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual da renda? ... Elasticidade-oferta da demanda.
( ) Quando o preço aumenta, a receita total diminui, se a demanda for inelástica, coeteris paribus. c. ( ) Quedas de preço de um bem redundarão em quedas da receita dos produtores desse bem, se a demanda for elástica, coeteris paribus.
Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda: