A tipologia textual define o entendimento de quantos tipos de textos existem. ... Sabendo defini-las é mais fácil e prático ter consciência no momento da comunicação, sendo ela oral ou escrita, do objetivo da linguagem de acordo com a tipologia que predomina num determinado gênero textual.
Os gêneros textuais surgem a partir da função específica de cada forma de comunicação. Já os tipos textuais (tipologia) são as classificações dadas à estrutura linguística padrão segundo a qual o texto é produzido. ... Os tipos textuais são: dissertativo (argumentativo ou expositivo), descritivo, narrativo e injuntivo.
Cada texto possuiu uma linguagem e estrutura. Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo. ...
A tipologia expositiva tem como função principal INFORMAR. Quem escreve um texto expositivo tem como objetivo EXPLICAR um tema para o seu interlocutor. Usamos a tipologia expositiva para: esclarecer um conceito, apresentar um problema e soluções, analisar diferentes explicações e implicações sobre um fenômeno.
2 Quais são as funções comunicativas desse poema? Função metalinguística, porque o poema explica o fazer poético: “que eu faço o poema duro”; função apelativa, porque ele denuncia a situação do povo brasileiro, considerada por ele “obscena”; função estética e poética, pelo trabalho com a linguagem.