Em Psicometria, a validade convergente pode ser definida como a relação significativa entre duas ou mais medidas de um mesmo construto ou de construtos teoricamente relacionados, utilizando-se diferentes métodos ou instrumentos de avaliação (Pasquali, 2003).
A confiabilidade e a validade são consideradas as principais propriedades de medida de tais instrumentos. Confiabilidade é a capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço. Validade refere-se à propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe.
Para avaliar a validade convergente do IE, foram calculados os coeficientes de correlação de Pearson entre os quatro fatores do IE e os três fatores da EMRI. A Tabela 1 indica os valores dos coeficientes de correlação obtidos, bem como seus níveis de significância.
A validade de critério busca medir o quanto o instrumento é capaz de predizer um desempenho ou comportamento específico de uma pessoa. Já a validade de conteúdo busca avaliar se o instrumento consegue medir uma amostra representativa de um domínio específico e finito de comportamentos.
A validade clínica enfatiza o significado singular de um indicador ou de um conjunto de indicadores para um sujeito e seu contexto específico, que inclui, naturalmente, contexto de vida e contexto da avaliação.
A psicometria é a parte da Psicologia que busca mensurar as características psicológicas dos indivíduos.