RESUMO Os Pontos Cantados são cânticos ritualísticos acompanhados por percussão em atabaques consagrados e entoados pelos sacerdotes músicos da Umbanda, os Ogans. Estes cânticos possuem informações sobre o passado colonial brasileiro, a história da Umbanda, o imaginário de seus praticantes etc.
Os pontos possuem energia muito forte. Nada impede que você entoe um cântico em sua casa, em momentos que não são de oração, mas é preciso ter cuidado, pois o objetivo desses cânticos é atrair as entidades, e se elas são atraídas em vão podem atrapalhar a energia do ambiente.
Firma o ponto!!! Canta o ponto!!! Quem nunca ouviu essa exclamação “FIRMA O PONTO!!” para a corrente de médiuns? ... Os pontos de abertura da gira servem para colocar todos em harmonia vibratória, pois quando o médium se concentra em cantar e bater palmas, deixa de pensar em coisas alheias ao trabalho que vai começar.
E por falar em ritual, a Mãe Jô de Oxum vai nos ajudar a esclarecer a importância de cada etapa de abertura da nossa gira.
Com isto, vemos que para uma boa incorporação, é necessário que estejamos em paz e que não nos façamos muita pressão. O processo de incorporar deve ser algo essencialmente espiritual, você precisa aprender a se doar, sem ter medo do que acontecerá, pois o espírito incorporador guardará o teu corpo de todo o mal.
Este nome pode parecer estranho, no primeiro momento, mas chama-se feitura da cabeça, ou “fazer a cabeça” o ritual para preparar a mente do iniciante para a entrada do Orixá/Inkice. Para a feitura de cabeça o iniciado é afastado por um período que pode variar entre três e sete dias.
Feitura de santo, no Candomblé e no Batuque significa a iniciação de alguém no culto aos orixás. ... O orixá dizer que a pessoa necessita de iniciação através do oráculo de Ifá; • A pessoa entrar em um transe profundo (como um desmaio) durante uma cerimônia aos orixás, que significa que o orixá está pedindo a iniciação.
Não computei o custo com as roupas de ração, nem “dinheiro de chão” (mão-de-obra), pois há casas que cobram e outras não. Na feitura de Yawô, como envolvem diversos fundamentos, além das roupas e ferramentas dos Orixás, o custo fica maior, cujo mínimo seria de R$ 5.
Por isto precisam estudar, participar de cursos de desenvolvimento, de sacerdócio, para se tornarem um Pai de Santo. No terreiro onde este médium já trabalha, o dirigente já deve ter sido informado pela espiritualidade que ele vai abrir seu próprio terreiro, e quando isto acontece, intensifica os estudos.
Na UMBANDA DA NATUREZA o yawo fica 5 (cinco) dias recolhido em comunhão com seu santo, e sendo preparado através de nossos fundamentos. No quarto dia, o sábado é o dia da saida . ... Recolhemos o santo para logo em seguida finalizarmos com o erê que virá para o fechamento da saida.
"Bolar", ou "cair no santo", é indício da necessidade da futura iniciação. Geralmente acontece quando a pessoa participa de um "toque" e o orixá a incorpora, ainda no estado que os adeptos denominam de "bruto" (ainda não assentado ou "feito").
Oferenda, nas religiões afro-brasileiras, é um sacrifício ritualístico, em que, assim como em outras religiões, os praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual. ... Na Umbanda, as oferendas normalmente também são conhecidas por despachos.
As oferendas aos Orixás são no intuito de súplica ou agradecimento. Cada Orixá tem sua oferenda predileta. Aqui estão relacionadas às mais tradicionais: Exu: mia ìyèfun: farofa de dendê.
Significado de Oferenda substantivo feminino Dádiva oferecida a Deus ou aos santos; oblação, oblata.
Geralmente gostam de padê (farofa), seja dendê, azeite de oliva, cachaça. Suas oferendas podem ser acompanhadas de bebidas fortes, vinhos, charutos, fumos e cigarros.
Sabemos que Exu gosta de carne, então podemos dar carne ao Exu, sem necessariamente fazer um sacrifício animal. Só que cada linha de Exu tem uma preferência, partindo de carne bovina, suína e também de frango a até mesmo formas diferentes de apresentação das mesmas.
“A comida para Exu é feita com farinha que vem da terra e com alimentos quentes, porque Exu mexe com materialidade, sexualidade, uma energia quente. Para Oxalá, que é um extremo oposto, é um orixá de serenidade, então você serve canjica fria, já que ele mexe com calma, paz, plenitude”.
Para acender uma vela para seu Exú ou Pombagira Regentes, mesmo que não saiba o nome da entidade, (que descobrimos fazendo uma consulta ao Jogo de Búzios), escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio e do outro ...
Acender a vela preta e vermelha, então pegue no charuto, e coloque-o em cima da caixa de fósforos, que deve ficar aberta. Estando tudo pronto, cante o seguinte, em homenagem a Exu Tiriri. Exu Tiriri, de umbanda! Mora na encruzilhada!
Livra-nos de tudo aquilo que nos afasta de Nosso Criador , e afaste de nós o Mal. E se merecedores formos, que tenhamos paz e prosperidade, para conduzirmos nosso fardo nessa encarnação de maneira mais amena, com ausência de nossos abismos e negativismos, sobre Tua Guarda e Proteção. Amém.”
Peço-te, oh pai infinito, que lhes perdoe. Peço-te, não por mim, pois sei que tenho que completar o ciclo da minha provação, mas por eles, os teus humanos filhos. Perdo-os, e torna-os bons porque somente através da bondade do seu coração, poderei sentir a vibração do teu amor e a graça do teu perdão.
Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.
Para se fazer um bom trabalho na residência de alguém, assim que chegar, deve-se ir até o quintal, riscar um ponto de Exu, colocar um copo com pinga, firmar as velas nos seus pólos mágicos e invocar o seu Exu Guardião, pedindo-lhes que descarreguem todas as sobrecargas e recolham todas as demandas feitas contra os ...
Faça a saudação: “Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!”. Você vai ver que o caminho se abre, as respostas se afirmam.
Firmar velas ímpares nas pontas de saídas do triângulo. Colocar o álcool ou aguardente no copo de barro e os charutos num prato também de barro, acesos em forma de leque, lumes para o exterior do prato. Colocar folhas e flores de trombeta com espada-de-ogum em volta da oferenda.
O QUE É FIRMAR O ANJO DA GUARDA Não se acende vela para o Anjo da Guarda como se ele precisasse de luz, muito menos o copo d'agua porque ele tem sede, o fato é que acendemos uma vela para nos firmar em sua energia, no momento em que é feito a firmeza estamos criando um elo com ele, um vínculo.