Há um ditado popular que diz: “vão-se os anéis, ficam os dedos”. É uma expressão geralmente usada para se referir a grandes perdas. Uma única aliança no dedo anelar da mão esquerda era sinônimo de casado, duas alianças naquele mesmo dedo denotavam viuvez. ...
Só é substituído pela aliança no dia do casamento, pois dizem que se é tirada antes do casamento trará má sorte. Colocar um anel no dedo de outra pessoa significa aceitar o dom da outra como um tesouro exclusivo. A sua forma circular evoca a eternidade do amor e o ouro amarelo é sinal de sentimentos nobres.
Viuvez. Usar o anel de casamento após a morte do parceiro também é opcional e varia de acordo com a pessoa. Há viúvas que começam a usar a aliança de casamento do falecido marido com seus próprios anéis, no dedo anelar da mão esquerda.
Acredite, por melhor que seja sua intenção esta é uma pergunta que você nunca deve fazer. Se a viúva quiser ajuda ela pedirá, mas trata-se de um momento íntimo e bastante difícil. Talvez ela precisará chorar, orar, gritar e com certeza vai querer fazer isso sozinha ou na companhia de alguém muito próximo.
Nesse caso, você pode colar um anel comum, a aliança e o aparador. Ou então, colocar a aliança entre dois anéis aparadores. Fica lindo e super valoriza a aliança! Para fazer combinações com aliança e anel aparador é bom lembrar que o objetivo é destacar a aliança.
Como usar o anel de noivado no dia do casamento? No dia do casamento, o anel de noivado ficará preso pela aliança, no anelar da mão esquerda. No entanto, você também pode passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita e ostentar um anel em cada mão (anel de noivado na mão direita e aliança na mão esquerda).
Na ocasião do noivado, o noivo colocará o anel no dedo anular da mão esquerda da noiva e no dia do casamento, antes de ir para a igreja, ela deverá passá-lo para a mão direita. Ele permanecerá neste dedo (da mão direita) após o casamento, já que a aliança será usada na mão esquerda.
Os anéis de noivado representam o pedido de casamento, enquanto as alianças representam o casamento propriamente dito. Tem muita gente ache que tudo se trata da mesma coisa e por isso acaba pedindo em casamento com a aliança dourada e usando na mão direita até o dia de subir ao altar.
Geralmente as alianças tem formato de faixa, podem ser mais grossas ou mais finas, e geralmente são mais simples, se forem comparadas com o anel de noivado. As alianças não possuem um diamante ou gema central. ... As alianças são usadas no mesmo dedo que o anel de noivado e por isso que são facilmente tão confundidas.
Como falei acima, a única tradição é com a aliança de ouro. Esta sim, deverá ficar na mão esquerda depois do casamento. E se ela for dada antes da cerimônia, a noiva usa na mão direita. Se a noiva ganha um anel de diamantes, pode usá-lo na mão esquerda ou direita.
A cerimônia de noivado consiste no pedido da “mão” da noiva aos pais e a troca das alianças entre vocês. Claro que esse momento pode ficar ainda mais emocionante e marcante com uma troca de votos ou um discurso sobre aquele momento! Ao final, é hora de brindar! Corte o bolo e brinde com todos os presentes.
Aqui no Brasil, as opções mais comuns para este tipo de joia são o ouro amarelo 18k e o ouro branco 18k, enquanto no exterior, tradicionalmente, o ouro branco e a platina são escolhas mais populares para anéis de noivado.
As alianças são presentes. A aliança da noiva (de noivado e de casamento) é adquirida tradicionalmente pelo noivo.