As pirâmides renais são agrupamentos de ductos que coletam a urina formada nos néfrons. A base das pirâmides é voltada para o córtex e o ápice para a medula. No vértice de cada pirâmide localiza-se a papila renal. Cada papila é envolvida pelo cálice menor que se reúnem e formam os cálices maiores.
Localizada na parte interna dos rins, a medula é de cor mais escura e contém oito ou mais estruturas triangulares conhecidas como “pirâmides” renais. O córtex está entre essas duas. Geralmente tem uma cor mais pálida e se estende entre as pirâmides da medula.
Mácula Densa, que é uma região de células epiteliais especializadas da porção final da alça de Henle (parte espessa ascendente) que se conecta ao glomérulo. É bastante sensível às alterações de osmolaridade, principalmente à concentração de NaCl.
O rim é um órgão com função de secreção, reabsorção e filtragem de água, sais minerais, glicose, aminoácidos e resíduos nitrogenados. É o principal órgão do sistema urinário e excretor, desempenhando papel fundamental na homeostase dos organismos. Os rins são o principal órgão funcional do sistema renal.
A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como unidades funcionais dos rins. Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman.