A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de sangue chamado gasometria arterial que só é realizado quando o indivíduo encontra-se internado na UTI ou no CTI. Esse exame é feito retirando uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o pH do sangue, o bicarbonato, e a PCO2.
Uma das propriedades mensuráveis do sangue é o seu grau de acidez ou alcalinidade. Esse grau é indicado pela escala de pH, sendo que o 0 indica uma solução “fortemente ácida” e o 14 indica uma solução “fortemente alcalina ou básica”; o 7, no centro dessa escala, é considerado neutro.
O pH é importante porque regula o ambiente celular de cada parte do nosso organismo. Por exemplo: na vagina o pH é ácido, assim como no estômago. Porém há uma diferente de maior e menor acidez entre eles.
Para manter-se saudável, o organismo precisa preservar a alcalinidade do sangue. O pH de uma pessoa saudável encontra-se na faixa de 7.
Ou seja, o pH da água é o potencial hidrogeniônico que ela tem. Em outras palavras, a quantidade do íon H+, que pode variar entre 1 e 14. Dentro dessa escala, de 1 a 6 o pH é considerado baixo e por isso a água é ácida. Com pH 7 a água é neutra, e entre 8 e 14 ela é alcalina.
entre 0 e 14