A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
Os estudos de Geografia Humana do Brasil preocupam-se em analisar os elementos demográficos, econômicos, urbanos, rurais, culturais, políticos e sociais do espaço geográfico brasileiro.
Os aspectos humanos são determinadas características destinadas à caracterizar genericamente tanto pessoas quanto alguns fatores inerentes à geografia. Isto é, que podem identificar e agrupar as características, e que podem apresentar pontos em comum, embora exista também diferenças entre si.
Geografia Humana: tem como objetivo o estudo da dinâmica populacional e suas particularidades. Geografia Econômica: estudo de todas as relações econômicas realizadas no mundo e seus fluxos.
JEAN Brunhes já havia dito, em 1904, em seu primeiro Manual de Geografia Humana: “O domínio desta ciência é uma espécie de subtração entre o que teria sido a Terra sem o homem e o que ela é atualmente”. Esse ramo da Geografia tem, pois, bem o direito de se intitular “humana”.
A geografia política moderna reflete as características políticas frente aos aspectos sócio-econômicos no âmbito local, regional, nacional e internacional. ... Este ramo da geografia surgiu na obra "Politische Geographie" (Geografia Política, em português), do geógrafo alemão Friedrich Ratzel, publicada em 1897.
Contagem da população. Qual alternativa atende de forma completa o objeto da Geografia? Estudo da singularidade humana.