A retenção urinária é um problema comum a homens e mulheres, sendo caracterizada pela dificuldade de esvaziar completamente e bexiga. Na maioria dos casos que envolve o sexo masculino, a retenção pode ser sinal de doenças como hiperplasia prostática benigna.
Uma solução eficaz pode ser o cateterismo vesical intermitente limpo, feito pelo próprio paciente ou outra pessoa, uma enfermeira ou parente. Este procedimento permite esvaziar a bexiga e, assim, preservar o funcionamento adequado dos rins.
Os pingos acontecem porque a bexiga não esvazia completamente enquanto está a urinar. Em vez disso, a urina acumula-se no tubo que conduz à sua bexiga. Uma causa comum dos pingos é um aumento da próstata ou enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico.
Em alguns casos, a pessoa pode estar com a bexiga pressionada ou irritada. O diagnóstico mais comum, até para os casos de urinar pouco, é de infecção urinária. - Em casos mais raros, também pode indicar um tumor.
Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem:
6 sintomas comuns de infecção urinária
A dor ou ardência ao urinar pode indicar problemas urinários, tais como infecção por fungos, infecções sexualmente transmissíveis ou alergia a algum produto. Por isso, é importante consultar um médico quando essa ardência se mantém por mais de 2 ou 3 dias.