Atenas
As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas. Atenas representou o esplendor cultural da Grécia Antiga e por muito tempo foi o centro de comércio entre gregos.
Resposta. As cidades gregas eram chamadas assim principalmente por causa de sua autonomia: política, leis, economia próprias de cada polis!
O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta.
O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.
Resposta. As polis gregas entre si eram independes, cada uma tinhas suas leis, por ser bem estruturada,e por ser abeta a novos conhecimentos surgi a filosofia, sendo ela filha da Grécia, essa aberta politica que permitiu que ela se desenvolve na Grécia e expandisse em outras regiões.
A pólis ou cidade-estado era importantíssima para a filosofia pois lá , na Grécia antiga ( que foi onde iniciou-se a filosofia ) situavam-se as polis , e nas polis , existia a àgora , que era basicamente , uma praça onde as pessoas praticavam e desenvolviam a filosofia.