O termo "ecologia industrial" engloba diferentes princípios e estratégias para evitar o desperdício de materiais e energia, minimizando a geração de resíduos e encontrando formas de incorporá-los novamente aos ciclos produtivos.
Ecologia Industrial Metabolismo Industrial Metabolismo Industrial: consiste em processos físicos e químicos que convertem matérias-primas e energia em produtos e resíduos, e tratam dos fluxos de matéria e energia presentes no sistema industrial.
Tem como foco o uso sustentável dos recursos naturais, através do melhor aproveitamento energético, menor produção de resíduos e utilização de materiais mais eficientes.
Segundo várias fontes, para que uma empresa seja considerada verde, ela deve separar e reciclar seus resíduos, por exemplo, matéria orgânica inorgânica e papel. Outro aspecto importante é economizar energia, usando, por exemplo, holofotes LED, ou obter energia de fontes renováveis, como painéis solares.
A partir disto, o conceito de sustentabilidade é apresentado a partir de cinco perspectivas, cinco dimensões primordiais, sendo elas: sustentabilidade social; sustentabilidade econômica; sustentabilidade ecológica; sustentabilidade espacial (ou geográfica); sustentabilidade cultural.
De acordo com a teoria aplicada, são Dimensões da Sustentabilidade: ambiental - manutenção e preservação da natureza; ... cultural - forma com que cada comunidade lida com essa questão (ambiental); econômica - economia (sentido amplo) e todos os seus fatores ambientais.
Para tratar das questões relacionadas à sustentabilidade, assim como foi definido em 2002, é necessária maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade.
O conceito de sustentabilidade, assim como do desenvolvimento sustentável, é amparado por três pilares: econômico, social e ambiental. Seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações.
O desenvolvimento sustentável é firmado no tripé social, ambiental e econômico. O seu objetivo é a redução das desigualdades sociais, evitar a degradação ambiental e promover o crescimento econômico, sem a exploração descontrolada dos recursos naturais.