O Império Persa Dentre as suas conquistas destacamos: a Babilônia, o Egito, os Reinos da Lídia, Fenícia, Síria, Palestina e as regiões gregas da Ásia Menor. Quem deu início ao Império Persa foi Ciro, o Grande (560 a.C – 529 a.C). Porém, o desenvolvimento da civilização se deve, principalmente a Dario I, o Grande.
Dario I, O Grande – Vida Um dos mais poderosos monarcas da Antigüidade, soberano persa da dinastia aquemênida (522-486 a. C.), destacou-se como administrador, guerreiro e pelas campanhas fracassadas contra os gregos. Com a morte do rei Cambises II, filho de Ciro II, seu irmão Bardiya usurpou o trono.
Dario organizou o império, dividindo-o em províncias (satrapias), e colocando sátrapas para governá-las. Organizou um novo sistema monetário unificado, e fez do aramaico o idioma oficial do império.
Ciro, o Grande
Artaxerxes I Longímano (Artaxšaça em persa antigo) (? — 424 a.C.) foi um rei da Pérsia. Filho de Xerxes I, e foi sucedido por seu filho Xerxes II. Seu apelido longímano foi dado porque ele tinha a mão direita maior que a mão esquerda.
Nasce o segundo filho da rainha Ester. 20/12 (?) – Hamã – filho de Hamedata, descendente de Agague, provável príncipe amalequita – é promovido a Primeiro Ministro da Pérsia. Ele é alertado pelos oficiais do palácio real sobre o judeu Mardoqueu que não se curva diante dele.
Mordecai
A tradição atribui este livro a Esdras, um escriba e sacerdote, descendente de Arão, e que dedicou a vida a estudar e ensinar a palavra de Deus durante o exílio dos israelitas na Babilônia. No entanto ainda não há um consenso entre os estudiosos quanto a sua autoria.
Depois de ter sido recebida pelo rei, Ester encheu-se de coragem, considerando que, se uma da regra tinha sido quebrada, outras tantas também poderiam ser, com a ajuda de Deus. Convidou-o para um banquete e ele o aceitou. Ester estava aguardando o momento certo para apontar o conspirador e pedir a anulação do decreto.
Ester era judia e, portanto, estrangeira na terra de Susã, que pertencia à Pérsia, o maior de todos os reinos do mundo. ... Os judeus eram inclusive perseguidos por terem sua própria cultura e servir a um único Deus. Além disso, Ester era órfã de pai e mãe, tendo sido criada por um primo solteiro.
Ester era uma escrava, órfã, foi criada pelo primo Mardoqueu, ganhou destaque por sua beleza (Ester 2.
Ester morava com seu primo Mardoqueu, que ocupava uma função administrativa no palácio do rei persa, em Susã. ... Ester é a escolhida, tornando-se esposa de Assuero. Quando o ministro Hamã decide exterminar os judeus do reino, Ester está em uma condição privilegiada para pedir ao rei que anule o decreto de seu ministro.
Mardoqueu fez o que era correto e o que estava ao seu alcance para evitar a morte do rei. Além disso, ele não se autopromoveu por causa do que fez, não buscou com suas forças a sua própria honra. Podemos dizer que ele fez o que Deus colocou a ele que fizesse. Por isso pôde viver as recompensas.
Assuero manda Hamã vestir Mordecai com as vestes reais e colocá-lo no cavalo real para andar por Susã como forma de honrar o judeu por ele ter ajudado a salvar a vida do rei. ... Ester conta a Assuero que o decreto feito por Hamã e ordenado pelo imperador manda exterminar todos os judeus.