Orientações
Alimentos permitidos: Macarrão, batata, arroz, ovos, maçã, pão francês, enlatados, amendoim, farelos de cereais (trigo aveia etc.); A Higiene bucal deve ser feita com escova de cerdas macias ou gaze e algodão.
Principais cuidados e contraindicações. Todos podem fazer os exames, mas alguns medicamentos alteram os resultados da urina 1, caso dos suplementos de vitamina C, que interferem na eliminação de glicose pelo xixi.
O exame de fezes pode ser solicitado pelo médico para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas, sendo útil para saber como está a saúde da pessoa.
Parasitológico de Fezes (EPF): Coletar as fezes em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina.
O exame parasitológico é um teste realizado com amostras de fezes. O objetivo principal da análise é diagnosticar parasitas intestinais. Para isso, são utilizados critérios morfológicos. Ou seja, com o material coletado, a forma dos seres vivos é procurada e estudada.
Qualquer amostra de fezes de qualquer evacuação pode ser colhida em recipiente limpo e seco. O frasco deve ser entregue o mais rápido possível ao laboratório, pois o prazo de análise para a pesquisa deste vírus é de seis horas.
O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.
Se você costuma congelar, saiba que existe uma forma muito mais simples e eficaz para não perder o coco. O nutricionista Luciano Bruno, ensinou em seu Instagram uma técnica que promete conservar o coco por uma semana na geladeira. Ele costuma cortar o coco em pedaços e armazenar em um pote com água filtrada.
Usando uma pazinha, coletar uma porção das fezes, do tamanho de uma noz, e colocar no frasco próprio (aproximadamente uma parte de fezes e quatro partes de conservante). - Fechar bem o frasco e agitar de modo a dissolver as fezes completamente. - Identificar o frasco com o nome completo da criança e a data.
Se estiver com diarreia usar o lado da colher ou uma colher de sobremesa para pegar as fezes e colocá-las diretamente no líquido conservante. – Fechar o frasco com cuidado, agitar em movimentos circulares por 1 a 2 minutos para dissolver as fezes e trazer ao laboratório em até 24 horas.
Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.
Evitar o uso de laxante e de contraste oral três dias antes da coleta. Não necessita de jejum ou restrição de alimentos para realizar a coleta. A amostra deve ser entregue no laboratório em no máximo 12 horas após a coleta, mantendo resfriada ou 2h em temperatura ambiente.
Para as demais categorias de exames, permanecem as mesmas recomendações: 3, 4 ou 8 horas sem ingerir alimentos, sendo liberado o consumo de água com moderação. Vale lembrar também que nunca se deve ultrapassar 14 horas de jejum.
Os únicos exames que necessitam de jejum, são: Peptídeo C, Glicemia, Curvas Glicêmicas, Curvas Insulinêmicas, Tolerância à Lactose, Tolerância à Glicose, Absorção de xilose. Lembre: beber um pouco de água não quebra o jejum.
É por isso que seguir o tempo certo de jejum é uma etapa muito importante. Os principais exames que envolvem esse período de jejum determinado estão relacionados a coletas de sangue para Hemograma completo, Glicemia de Jejum e Lipidograma (colesterol e triglicerídios).