Suas propriedades adstringentes também são úteis no tratamento de diarreias e de doenças de pele, como psoríase e dermatites”, comenta a nutricionista Julia Florido. O chá feito com a carambola ajuda a combater febres e estimular o apetite. Contudo, para evitar problemas, o mais indicado é não exagerar na dose.
No entanto, a carambola também tem outros benefícios como:
"Rica em vitamina C, a carambola é uma fruta com função antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres presentes nas células. Ela possui muitos minerais, como potássio, que ajuda nas funções musculares, combatendo o estresse oxidativo das células e membranas.
A carambola é perigosa porque possui uma neurotoxina poderosa, chamada caramboxina, que é um aminoácido semelhante à fenilalanina. A caramboxina age no sistema nervoso central provocando uma hiperexcitabilidade do cérebro, motivo pelo qual muitos pacientes ficam agitados e podem até ter convulsões.
Realmente, quem tem problemas renais crônicos deve evitar ingerir carambola. Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente.
Isto ocorre devido à caramboxina ser filtrada e eliminada pelos rins. Assim, pessoas que possuem redução da função renal e consomem carambola apresentam elevação dessa toxina no sangue, o que pode causar soluços, confusão, vômito, convulsões e até mesmo óbito.
Apesar de ser rica em vitaminas e sais minerais, a fruta possui uma neurotoxina que não é eliminada pelos rins de pessoas com insuficiência renal .
Apesar de ser um alimento bastante positivo para a saúde, a carambola não pode ser consumida indiscriminadamente por qualquer pessoa.
UTILIDADE PÚBLICA: POR QUE PASSARINHOS NÃO BICAM CARAMBOLA? Isto é verdade. ... A carambola tem uma neurotoxina que, se não for filtrada, vai direto para o sangue. Se o paciente portador de insuficiência renal comer a fruta, ele deve contar ao médico, pois corre o risco de entrar em coma e morrer, se não fizer hemodiálise.
Problemas da carambola Pacientes com problemas renais crônicos não devem ingerir a carambola, isto porque a fruta conta com a enzima caramboxina que não é filtrada pelos rins. O excesso da caramboxina pode atingir o cérebro e ocasionar vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e levar até mesmo à morte.
Fonte de antioxidantes e vitaminas A, C e B, o alimento fortalece o sistema imunológico e combate os radicais livres, substâncias que prejudicam o organismo. Apesar dos benefícios, é comum ouvir que a carambola possui substâncias tóxicas que podem provocar problemas graves e até matar.
Mamão, maçã e banana são as frutas prediletas das aves. Mas as sementes também podem ser uma ótima escolha. “Elas são importantes por ser alimentos que os pássaros conseguem encontrar facilmente na natureza.
Alguns pacientes têm predisposição a isso e pode desenvolver a doença”. O diretor de teatro Danilo de Alencar diz que o maior alerta vem da natureza: “Pássaros não bicam a carambola, animal nenhum come a carambola porque eles têm os seus motivos”.
Algumas espécies de pássaros, como o trinca-ferro, adoram alpiste. Esse grão é rico em carboidratos, proteínas, vitaminas B1 e vitamina E.
Sobre os benefícios, Karin e Cecilia apontam que o alpiste tem cerca de 18% de proteína e se equipara com a aveia em termos de vitaminas e sais minerais. É rico em vitamina E, em minerais como o triptofano e em cisteína – bom para pele e para os cabelos.
Dependendo da disponibilidade de alimentos na região onde vive e também do formato do seu bico, os passarinhos na natureza podem ter uma dieta variada que inclui raízes, sementes, folhas, frutos ou mesmo animais, tais como insetos, minhocas, peixes e pequenos roedores.
Melhor forma de atrair Eles gostam de laranja, goiaba, mamão, pitanga, jabuticaba, amora e romã. Os locais com árvores atraem pássaros que se alimentam de insetos, o que pode ser uma grande vantagem para espantá-los dentro de casa. Já para os espaços menores, algumas sementes podem ajudar.
1. Bromélia. Essa planta de aparência mais exótica é excelente para atrair cambacicas – também conhecidos como sebinho, sebito, papo-amarelo, caga-sebo e mariquita. Há mais de 1.
Saiba 10 dicas para atrair pássaros para seu quintal