No alongamento ativo estático, o grupo muscular é alongado através da ativação isométrica do grupo muscular oposto. No alongamento passivo estático, o grupo muscular é alongado isometricamente por uma força externa (equipamento ou auxiliar).
Alongamento passivo - Esse tipo de alongamento é feito com ajuda de algum aparelho, como uma faixa elástica ou até mesmo uma bola suíça. O controle do movimento também pode ser passado para outra pessoa, por isso é importante ter noção do seu limite e interromper o alongamento se sentir dores excessivas.
Tipos de alongamento
A prática do alongamento traz benefícios à saúde para todas as faixas etárias. Assim, é uma forma simples de exercitar o corpo a qualquer momento e em qualquer lugar. Antes e depois das atividades físicas, melhora a flexibilidade corporal, possibilitando movimentos mais amplos. Além disso, reduzir o risco de lesões.
O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões. Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico.
Resposta. Aquecimento é uma técnica normalmente praticada antes de qualquer atividades desportivas ou de exercícios físicos. Consiste em aumentar gradualmente a intensidade da atividade física, incrementando também a temperatura corporal,o aquecimento é importante para evitar lesões na hora de fazer exercícios.
Enquanto o aquecimento envolve o corpo de uma forma global, aquecendo sistemas musculares, nervosos e fluxo sanguíneo, o alongamento tem uma importância mais localizada na região que é mobilizada.
O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões.
Resposta. O aquecimento envolve a preparação corporal, aprontando os músculos, tendões e articulações para prática de exercícios físicos... De forma geral, aquecer-se antes da prática de atividades físicas deve ser uma regra e o alongamento deve ser utilizado como auxiliar, nunca substituindo a prática de se aquecer.
As diferenças entre alongamento e aquecimento O aquecimento é uma forma de repetição de exercícios que aumenta a circulação sanguínea, preparando o corpo para um exercício mais intensivo. ... O alongamento, por sua vez, é um movimento mais lento e que tem como objetivo promover a elasticidade máxima do músculo.
Aquecimento: modo de usar.
3 boas formas de aquecer o corpo para o treino Uma caminhada ou corrida leve de 5 a 20 minutos (dependendo do seu condicionamento e temperatura ambiente) já prepara o corpo para o treino intenso. Outros exercícios aeróbicos, como pular corda, pedalar e polichinelos, também são opção.
O aquecimento apresentado abaixo deve ser feito de forma intensa – já faz parte do treino....Durante o aquecimento já deves perder um pouco de fôlego e transpirar.
O que as pesquisas recomendam é que se faça um treino de alongamento, de preferência separado dos exercícios aeróbicos ou de musculação. Se isso não for possível, alongue antes dos exercícios,com duração de -no mínimo 15 segundos e no máximo 45 segundos por grupo muscular. Não alongue depois.
Alongar no pós-treino é indicado para promover relaxamento Vale lembrar que neste caso o alongamento deve ser leve, de menor amplitude articular e de mais curta duração, atendendo ao objetivo de realmente contribuir para restabelecer a condição de recuperação muscular, sem causar dor ou desconforto.