Os Gastrópodes movem-se através do seu pé, achatado dorsoventalmente, em muitas espécies ciliado, e que possui numerosas glândulas mucosas. Está adaptado para deslizar, trepar ou mesmo nadar.
Os mexilhões e os mariscos de água doce movem-se com um “pé” muscular. Eles escapam de seus predadores usando esse pé para cavar a areia. Alguns bivalves, como a ostra, passam a vida presos a um substrato no fundo do mar.
Características gerais dos moluscos Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.
Os bivalves são moluscos de ambiente marinho, formados por duas conchas articuladas e unidas por um ligamento. São exemplos de bivalves os mariscos, ostras e vieiras. Entre as duas conchas fica o corpo do animal, constituído pelo pé e pela massa visceral.
Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.
Ostra