Além da deterioração, sofreu todo tipo de agressão como um bombardeio na Segunda Guerra Mundial, até a abertura de uma porta pelos padres do monastério no século XVII. A abertura dessa porta deu-se no meio da pintura fazendo com que os pés de Cristo sumissem. Por pouco a incrível pintura não se perdeu.
Nela, o artista retrata a última ceia de Jesus Cristo ao lado de seus apóstolos, momentos antes dele ser crucificado. O afresco se encontra na Igreja e Convento Santa Maria Delle Grazie, em Milão, Itália. Ao lado da Mona Lisa esta é uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci.
Bodas de Caná da Galileia é uma perícopa (episódio) bíblica narrada exclusivamente no Evangelho de João (João 2:1-11). A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.
Mas a Bíblia conta que, após descer da arca, Noé plantou uma videira para celebrar a vida, e desde então, o vinho simboliza a alegria. Para os judeus, a bebida é uma forma de bênção e é consumido em diversas ocasiões. Ele serve como uma espécie de “fio condutor” das comemorações judaicas.
O processo de fermentação egípcio Depois da prensagem das uvas, chega talvez a parte mais importante do processo de fabricação do vinho: a fermentação. ... Pouco antes de a mistura avinagrar, o vinho era então guardado em ânforas — vasos com duas alças, mais conhecidos em suas versões gregas — e selado com barro.
A produção de vinho envolve muita tecnologia, mas você sabia que a ciência já está presente na plantação de uvas?? O parreiral é plantado pensando na posição do sol, para que a fruta receba o máximo de luz possível. A poda da planta também é feita para que o açúcar vá todo para a uva, deixando-a mais doce!