A dupla fecundação ocorre nesse momento, quando um gameta masculino une-se à oosfera e o outro, com os núcleos polares. → Qual o resultado da dupla fecundação? O gameta masculino, que se funde ao gameta feminino denominado oosfera, é responsável por originar o embrião diploide, o qual pode formar um novo indivíduo.
(Cefet-CE) A fertilização em angiospermas é dita “dupla”, porque: a) Um núcleo espermático une-se com dois núcleos polares, e o outro fertiliza a oosfera. ... A dupla fecundação recebe esse nome, pois um gameta masculino une-se à oosfera, enquanto outro gameta masculino funde-se aos núcleos polares.
Na dupla fecundação que ocorre em certas plantas, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se à oosfera e origina o zigoto diplóide. o outro núcleo espermático funde-se aos dois núcleos polares do óvulo e origina uma celula triplóide que, por mitose sucessivas, produz o endosperma.
Então, um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínico, onde se origina o núcleo espermático, que é o gameta masculino. O tubo polínico cresce até alcançar o óvulo, no qual introduz o núcleo espermático. ... Uma vez no interior do óvulo, o núcleo espermático fecunda a oosfera, formando o zigoto.
Microsporogênese e gametogênese masculina É o processo de formação de esporos (grãos de pólen) em órgãos sexuais masculinos de um planta. Este processo ocorre a partir de células da parede interna da antera, que contém as células-mãe do grão de pólen.
(PUC Minas) É comum entre pteridófitas e gimnospermas a presença de: A) frutos alados. ... Gimnospermas e Angiospermas: (UFMG) Observe o esquema do ciclo reprodutivo do pinheiro.
Resposta. Briófitas e pteridófitas ainda dependem da água para a reprodução, pois como os seus anterozóides (gametas masculinos) são flagelados, eles precisam de um meio aquoso para se deslocarem até o arquegônio e fecundarem a oosfera (gameta feminino).
b) Semelhanças entre pteridófitas e gimnospermas: Ambas possuem vasos condutores. ambas possuem a fase esporófito(diplóide) como a fase predominante em seus ciclos de vida. ... ambas possuem a fase esporófito(diplóide) como fase predominante em seus ciclos de vida.
Resposta. Observando o processo evolutivo observamos que as pteridófitas apresentam vasos condutores de seiva, mas não apresentam semente. A gimnosperma apresenta vasos condutores de seiva e sementes, mas não apresenta flores e frutos. Já as angiospermas apresentam vasos condutores, sementes e flores e frutos.
Resposta. as pteridófitas possuem os vasos condutores para transportar a água e os nutrientes pelo corpo,já as briófitas não,elas transportam a água e os nutrientes de célula em célula,por isso não ultrapassam de 5 centímetros de comprimento.
As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. Não existem flores e frutos. Apresentam, ainda, vasos condutores, xilema e floema. O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas.
As flores possuem cores vivas, néctar e cheiros que atraem pássaros e insetos que vão ajudar no processo de polinização. Já os frutos são importantes para proteger as sementes das plantas. No entanto, a grande novidade evolutiva e exclusiva das angiospermas é a presença de um fruto envolvendo a semente.
As gimnospermas são um grupo de plantas que inclui os pinheiros e as araucárias. Nesse grupo, a principal novidade evolutiva é a semente, uma estrutura responsável por dispersar as espécies, proteger o embrião contra a desidratação e fornecer nutrientes para o desenvolvimento inicial da planta.
Resposta. Aquisições evolutivas: Pteridófitas: vasos condutores de seiva. Gimnospermas: sementes (independência da água para reprodução).
As novidades evolutivas (apomorfia) características de cada grupo são respectivamente: Briófitas - Embrião maciço, fecundação interna e tecidos verdadeiros. Pteridófitas - Vasos condutores e órgãos verdadeiros. Gimnospermas - semente e grão-de-pólem.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.