Para trabalhar em cima das competências gerais, os educadores deve problematizar três questões: como desenvolver; como avaliar; como comunicar. As competências gerais engloba diversos agentes, como a políticas, o aluno, o professor, o pedagogo, o gestor e claro, a família.
E quais são essas competências?
Na montagem do currículo, é necessário trabalhar do fim para o começo. Então, para cada segmento, determinamos para o final de cada ano o que se espera do aluno, considerando as competências gerais e os objetivos de aprendizagem da Base. Por exemplo, o que se espera ao final do primeiro ano, ao final do segundo ano...
O PPP também deve conciliar a missão com a prática pedagógica desenvolvida. ... Para que a comunidade se aproprie da BNCC, o gestor escolar deve fazer reuniões pedagógicas com os professores, conversar com alunos e seus responsáveis, envolvendo-os também nas mudanças.
Resposta. Resposta: Sua importância está no conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, tendo o professor como mediador dessa aprendizagem .
Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base que, também, apresenta os fundamentos pedagógicos orientadores do documento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
O planejamento do trabalho com competências deve passar por garantir que os estudantes tenham oportunidades para vivenciá-las junto a aprendizagem dos conteúdos definidos em cada componente curricular. ... Não há "aula de tolerância", por exemplo.
Enquanto as competências gerais devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica, as competências específicas de área e de componente devem ser trabalhadas durante o ciclo e, ao fim do Ensino Fundamental, traduzem o que se espera do aluno na transição para o Ensino Médio.
Como desenvolver habilidades específicas nos alunos?
Como fazer um plano de aula usando as competências e habilidades da BNCC
Em mais uma de suas obras, o livro Como desenvolver as competências em sala de aula, Celso Antunes aborda os quatro pilares da educação. Além disso, apresenta estratégias e métodos com intuito de promover o desenvolvimento em sala de aula em múltiplas inteligências.
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.
Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
Os procedimentos de ensino referem-se às ações, métodos, modalidades, técnicas, atividades que dizem respeito às formas de intervenção na sala de aula, ou seja, contribuem para o desenvolvimento das unidades abrangendo os conteúdos selecionados pelo professor, no momento de elaboração de seu plano de ensino.
Resposta. Cabeçalho, objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos, metodologias de avaliação, referências.
O plano de aula é importante pois explicita o que são os objetivos da aula, como serão atingidos e em quanto tempo. Ele funciona como uma guia que orienta o professor sobre seus objetivos e abre um leque de opções criativas a fim de alcançá-los.
BENEFÍCIOS DO PLANO DE AULA
O planejamento, quando realizado com eficácia e direcionado aos resultados, traz o alcance de metas específicas e objetivos gerais. Isso porque ele trabalha com a formulação de diretrizes e planos de ação, que são ferramentas indispensáveis para atingir os efeitos desejados.