A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
A estrutura Narrativa é uma parte extremamente importante de uma obra, seja ela literária, teatral ou cinematográfica. Esta consiste numa sequência de factos, ou por outras palavras, um enredo.
O FILME se constitui de uma única CENA, formada por um único PLANO, que é exatamente a TOMADA registrada pela câmera. Faltava um elemento essencial para a linguagem cinematográfica começar a se desenvolver, e esse elemento chama-se CORTE.
Elipse é um recurso narrativo em que algo que sabemos ter acontecido não nos é mostrado. Esse recurso é usado em praticamente todos os filmes e séries, mas ultimamente a arte de saber o que mostrar e o que esconder não tem sido muito bem pensada.
Tipos de filmes: quais são os melhores de cada gênero?
Há também os fatos das paisagens naturais, que permite ao Brasil a feição de filmes e novelas com uma ótima qualidade visual. O grande problema do cinema brasileiro é o dinheiro, o capital, pois para ser feito um filme é necessário um bom capital, para cobrir os gastos do filme, bem como as contratações dos atores.
Como revisto por Brandão, o cinema definido como arte surgiu a partir de 1912 quando Rioccitto Canudo escreveu o artigo Manifesto das Sete Artes, designando o cinema como a sétima arte depois de arquitetura, escultura, pintura, música, dança e poesia.
O profissional formado em Cinema é geralmente conhecido como cineasta, mas também pode receber o nome de realizador audiovisual. ... O cineasta pode trabalhar em produções como filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, contribuindo para a roteirização, criação dos personagens, direção, etc.
O bacharel em Cinema e Audiovisual domina as diversas técnicas e linguagens envolvidas na criação e produção de filmes, séries, documentários e vídeos artísticos, publicitários, institucionais ou jornalísticos para veiculação em cinema, TV, internet ou circuito fechado.