O Programa possui como uma de suas diretrizes a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, a boa saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.
A educação alimentar e nutricional consiste em estratégias sistematizadas que possuem como objetivos a promoção de hábitos alimentares saudáveis voluntários e o incentivo da cultura e valorização da alimentação como elemento fundamental para a vida.
Nessa perspectiva, a alimentação saudável é elementar para o desenvolvimento de práticas mais saudáveis de vida, já que influencia o crescimento e o desempenho cognitivo na idade escolar. Logo, o objetivo dessa legislação é garantir que a criança tenha acesso a todos os nutrientes essenciais a essa fase da vida.
Público alvo: Profissionais e pessoas de diversos setores da sociedade.
INTRODuÇÃO: As práticas alimentares saudáveis devem ter como enfoque primário o resgate de hábitos alimentares regionais com um consumo de alimentos in natura, e de alto valor nutritivo, incluindo frutas, legumes, verduras, cereais integrais, tubérculos, raízes, feijões, sementes, castanhas, leite e derivados, carnes e ...
A Promoção da alimentação saudável como instrumento de prevenção e combate ao sobrepeso e obesidade. A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania.
A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) tem por objetivo apoiar Estados e municípios brasileiros no desenvolvimento da promoção e proteção à saúde da população, possibilitando um pleno potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania.
Dessa forma, a atenção nutricional compreende os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de agravos, devendo estar associados às demais ações de atenção à saúde do SUS, para indivíduos, famílias e comunidades, contribuindo para a ...
Na atenção básica de saúde o nutricionista na comunidade local desenvolve ações de diagnóstico populacional da circunstância alimentar e nutricional, trazendo assim alimentos saudáveis produzidos na localidade ou próximo, ajudando na melhoria das doenças relacionadas e à nutrição (ASSIS et al., 2002).
Quando sabemos "o que comer" o corpo é saudável. Uma dieta apropriada é aquela que é adequada, balanceada e respeita variações individuais, atingindo todas as necessidades nutricionais de um indivíduo para manutenção, reparação, processos diários, crescimento e desenvolvimento.
Estudos provam que quanto mais um indivíduo consome alimentos altamente processados, maiores são as chances de desenvolver sintomas psiquiátricos como ansiedade e depressão.
A função de nutrição do corpo humano relaciona-se com a obtenção, o processamento, a distribuição e com a excreção de resíduos provenientes dos alimentos que o corpo consome. Portanto, assim como a função de nutrição, os alimentos são fundamentais para a manutenção da vida.
A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo. Alimentar-se é o ato voluntário de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes.