Com o fluxo de caixa diário é possível identificar a origem das movimentações?
O Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão contábil utilizado para projetar todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa em um determinado período futuro. Com isso, ele permite ao gestor visualizar como será o saldo de caixa para o período estipulado.
Como fazer fechamento de caixa: checklist
Qual o passo a passo para um bom fluxo de caixa?
O fluxo de caixa simples é uma maneira mais rápida de gerenciar uma vida financeira de um negócio. A partir dele, você controla as entradas e as opções do seu estabelecimento. Além disso, é possível fazer projeções com uma análise dos resultados e até mesmo traçar meta para lucrar mais com o seu negócio.
A sangria de caixa acontece quando é feita uma retirada de dinheiro que não foi programada do caixa.
Na Declaração de Imposto de Renda, as despesas escrituradas em Livro Caixa devem ser informadas na penúltima coluna da ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior".
A escrituração deve ser efetuada por receita e despesa, individualmente, em ordem cronológica de dia, mês e ano, não podendo conter rasuras, emendas ou borrões. Nas páginas do livro Caixa, onde constam as expressões DEVE e HAVER ou DÉBITO e CRÉDITO, são lançados, respectivamente, os recebimentos e os pagamentos.
Limite das deduções do livro-caixa A dedução das despesas relacionadas no livro-caixa está limitada ao valor do rendimento recebido, no mês, de pessoa física, de pessoa jurídica e do exterior decorrentes da prestação de serviços como autônomo.
É o livro no qual são relacionadas, mensalmente, as receitas e despesas relativas à prestação de serviços sem vínculo empregatício. A sua escrituração torna-se obrigatória para o contribuinte que pleitear deduzir as despesas pertinentes às receitas da respectiva atividade. O livro Caixa independe de registro.
Ele pode ser feito por profissionais liberais e autônomos, além de empresas devidamente regularizadas. Ele deve ser utilizado a partir de documentos originais de fonte contábil, podendo ser classificado como um diário especial para registrar entradas de débito e crédito de uma conta.
Podem ser utilizadas como DESPESAS DEDUTIVEIS gastos com ROUPAS ESPECIAIS e PUBLICAÇÕES NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES (desde que o profissional exerça funções e atribuições que o obriguem a tais gastos) e desde que os gastos estejam comprovados com documentação hábil e escriturados em livro Caixa.