5 passos para criar o mapa conceitual perfeito
Como fazer um mapa mental: passo a passo
Além de atuar no raciocínio, o mapa mental também ajuda no processo de memorização em longo prazo. Isso acontece a partir do momento da estruturação do mapa, elementos como cores, desenhos, símbolos e informações segmentadas, fazem com que o cérebro raciocine e grave os dados com mais facilidade.
Um mapa mental é uma ferramenta de gestão de informações. Mapas Mentais são utilizados para otimizar a memorização a partir da representação visual de conceitos e ideias de forma simplificada, organizando as informações e, assim, contribuindo para o aprendizado.
Os Mapas Mentais, ou “Mapa da Mente” é uma ferramenta visual, estruturada para a organização, memorização ou análise de uma determinada tarefa. Essa metodologia pode ser aplicada para ajudar pessoas em seus processos de aprendizagem, seja para fins de estudo, trabalho ou até mesmo na concepção de novas ideias.
Facilita o aprendizado de conteúdos difíceis O mapa mental ajuda os estudantes na compreensão de conteúdos mais densos e complexos, devido à possibilidade da criação e conexão de tópicos sobre temas específicos.
Mapa mental é uma preciosa ferramenta de aprendizagem e de transmissão ordenada de dados, informações e conhecimentos, pois favorece a sistematização e a visualização das conexões e inter-relações entre ideias e conceitos. Seu criador foi o psicólogo inglês Tony Buzan, na década de 1970.
O mind map, ou simplesmente mapa mental, é uma ferramenta de organização em forma de diagrama que ajuda você a organizar suas ideias e se planejar melhor. Ela foi criada pelo psicólogo Tony Buzan, considerado uma autoridade mundial sobre aprendizagem, memória e uso do cérebro.