A Psicologia Organizacional, como o próprio nome diz, está ligada a uma organização ou empresa. ... Essa área da psicologia estuda o homem em seu ambiente laboral, garantindo a sua saúde e a segurança em seu trabalho, independentemente se é ou não em um ambiente empresarial.
Começando de trás para frente, existem vários fazeres do psicólogo nos contextos do trabalho: na gestão de pessoas e suas práticas regulatórias e de manutenção, na assessoria de executivos, nos sindicatos, nas consultorias a grandes empresas, na pesquisa, na investigação de clima, de perfil, de competências, no uso de ...
A psicologia organizacional surgiu a partir de uma área de estudo chamada de psicologia industrial. Engajada na testagem psicológica e no recrutamento e seleção, a psicologia industrial era direcionada para a produtividade, sem dar tanta atenção para a qualidade de vida na empresa e nem para a interação entre grupos.
Afirma CODO (1995,p. 141) que trabalho é o ato de depositar significado humano à natureza. Complementa a afirmação ao apontar que, numa sociedade baseada na cooperação e na troca, trabalho é o ato de depositar significado social à natureza. Ao produzir, o homem transforma a natureza e é por ela transformado.