O Dia Mundial da Paz foi celebrado pela primeira vez em 1º de janeiro de 1968 pela Igreja Católica. A data foi proposta pelo papa Paulo VI em dezembro de 1967, e a intenção era dedicar, simbolicamente, o primeiro dia do ano à manutenção da paz em todo o mundo.
É importante não confundir o Dia Internacional da Paz com o Dia Mundial da Paz, esse último é celebrado em 1º de janeiro, sendo uma data vinculada ao catolicismo porque em 1967, o então Papa Paulo VI proclamou uma mensagem na qual foi estabelecida essa data comemorativa, com o objetivo de promover o sentimento da paz ...
A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.
O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz, é comemorado em 1 de janeiro, tendo sido criado pelo Papa Paulo VI em 1967. Em 8 de dezembro de 1967, o Papa Paulo VI escreveu uma mensagem propondo a criação do Dia Mundial da Paz, a ser festejado no dia 1 de janeiro de cada ano.
dia 20 de dezembro
Com o objetivo de destacar a importância de ações coletivas para superar problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu em 2005 a data de 20 de dezembro como o Dia Internacional da Solidariedade Humana.
dia 19 de julho
Solidariedade é a ação de ser bondoso com o próximo, assumindo uma função de colaborador. Portanto, ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade. Dessa forma, a solidariedade é legítima, sem qualquer tipo de discriminação.
Solidariedade é um ato de bondade e compreensão com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo: Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas; Identidade entre seres; Interdependência de sentimentos, de ideias, de doutrinas.