A banha de galinha serve para curar gripe, catarro no peito, ressecamento no intestino e pode ser usada no cabelo contra queda e ressecamento de pele.
Na verdade a banha de galinha é um dos ingredientes que você vai usar para curar sua tosse, a receita que minha mãe me ensinou foi misturar a banha de galinha com chá de laranja, ela fazia da seguinte forma: para cada xícara de chá, minha mãe colocava 1 colher de chá de banha de galinha caseira e eu tomava 3 vezes ao ...
O Gel Massageador Banha de Capivara traz alívio para dores nas pernas, quadris, lombares, nos ombros, torcicolos e coluna. Também alivia dores de artrites, artrose, reumatismos, hérnia de disco e bico de papagaio e melhora dores decorrentes de má postura e esforço repetitivo.
A gordura ou óleo obtido do tatu peba é usado na cura de alguns problemas de saúde, como o quebrante, ou seja, quando a criança fica indisposta, chorando muito e sem querer alimentar.
A gordura da pirarara é indicada para tratar problemas respiratórios, incluindo pneumonia, asma e bronquite. A gordura da pirarara e do poraquê e o sangue do cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus) são conhecidos como formicidas potentes contra saúvas; o sangue do poraquê é utilizado, ainda, como escabicida.
Gente grande · 4 vezes ao dia, uma colher de sopa Criança· 4 vezes ao dia, uma colher de chá. , faz-se o lambedor e toma 3 vezes ao dia uma colher de sopa. 3 vezes ao dia.
Tratam-se de fórmulas prescritas por velhas curandeiras que, como verdadeiras bruxas, misturam ervas com animais, seja ele réptil, mamífero, ave, peixe ou inseto, para tratar doenças que vão de uma simples dor de dente até câncer.
Popularmente, o óleo da capivara é considerado um remédio contra bronquite, asma, pneumonia, reumatismo e desnutrição, mas sua ação não foi comprovada cientificamente.
Modo de preparo Deixe ferver por 5 minutos, apague o fogo e tape a panela. Quando esfriar, beba após coar. Tome 4 xícaras deste chá durante o dia, nos períodos de crise, e apenas 3 vezes por semana, quando for para prevenir as crises de bronquite.
O fitoterápico é desenvolvido por meio do suco das folhas da Bixa orellana (Urucum) misturado com mel de abelhas, em uma proporção de 50ml de suco por 200ml de mel.
A forma mais fácil de usar o urucum é comprando o colorau. Algumas pessoas acham que o colorau altera o sabor do prato (ele contém fubá na fórmula), e a alternativa é comprar as sementes do urucum, inteiras ou moídas.
Urucum é usado pelos índios como remédio e também como corante | Terra da Gente | G1. A planta, que em tupi significa “vermelho”, protege contra radiação ultravioleta, além de ter poder cicatrizante.
Os tocotrienóis presentes no urucum, por sua ação antioxidante potente, ajudam na redução do colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias e, assim, esta planta ajuda a prevenir e reduzir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
Bebida é usada para cicatrizar feridas estomacais, diminuir o índice de colesterol e para tratamento de gripes e resfriados. - Coloque as sementes em um copo de água e deixe em imersão por um dia. - Retire as sementes com um coador. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol.
Conhecido como colorau, pode ser acrescentado à dieta em saladas, massas, arroz e sopa", conta. Para a nutróloga, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.
Benefícios do colorau
Para que serve o colorau? Atualmente, ele é usado na culinária para dar um tom avermelhado às receitas, além de ajudar a ressaltar o sabor das carnes, tanto vermelha quanto branca. Por conta do seu sabor suave, ele é um tempero muito fácil de usar por ter sabor suave.
Forma de uso: a semente de urucum seca e triturada é o tempero que conhecemos como colorau. Ele deve ser adicionado sempre antes ou durante a cocção. Com o que combina: suave e adocicado, ressalta os sabores de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, sopas e ensopados.
- 1 colher (sobremesa) com folhas secas de urucum ou 10 folhas in natura. - Coloque as folhas em uma chaleira com água fervente. Deixe ferver mais um pouco. - Desligue e abafe o recipiente com um pires por 5 minutos.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas. No Norte, esse período é reduzido para 60 a 80 dias.
A planta também é utilizada como afrodisíaco, para perda de peso e tratamento de febres, hepatite, malária, disenteria e picadas de cobra venenosa. O Chá de URUCUM serve para tratar: O chá das folhas de URUCUM possui propriedades expectorantes, limpa o muco acumulado e combate males como a asma, tosse e bronquite.
O colorau pode ser ingerido em cápsulas, usado na culinária – principalmente em receitas com vegetais, aves e peixes – ou adicionados a chás, sucos e molhos. Ele ainda pode ser empregue como corante alimentar. No caso do chá, a sugestão de consumo diário é de 15 gramas de raiz ou sementes em 1 litro de água.
Disse que basta misturar as sementes com água e sal, esfregar com as mãos para soltar o pigmento, coar, colocar em garrafas tampadas e deixar alguns dias (uns três ou quatro) sob o sol. E não tendo sol suficiente, melhor usar o fogo para esterilizar.
Note a ausência de pontos pretos ocasionados pela presença do pericarpo dos grãos de urucum. Foto ampliada de um colorífico produzido a partir da trituração de sementes de urucum com sementes de milho.
Primeiro é necessário a imersão das sementes secas no óleo de soja por uma noite. Depois a mistura deve ser levada a fritura por 3 minutos e deixada em repouso para resfriar. Depois de resfriadas a sementes são moídas (para os mais tradicionais usa-se o pilão).