1. Dados
Através do site do e-Mec, disponível em http://emec.mec.gov.br/, é possível consultar gratuitamente, ao clicar na aba de “consulta avançada” e em seguida na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.
Para conseguir validar seu diploma no Exterior no Brasil você precisa de, no mínimo, seu diploma com uma tradução juramentada. No mínimo, porque algumas instituições pedem que o histórico escolar também seja traduzido para o português com tradução juramentada.
É necessário entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública, com apresentação do diploma, histórico escolar, documentos referentes à instituição de origem, com duração e currículo do curso, conteúdo programático e bibliografia.
É importante salientar que a França não possui um procedimento para a validação de diplomas estrangeiros. Você pode solicitar, no entanto, um Atestado de Comparabilidade, isto é, um documento que reconhece a formação acadêmica e profissional obtida no Brasil bem como em outros países.
Tradução juramentada A tradução é solicitada para validar o diploma brasileiro na Europa quando o país pretendido não é de língua portuguesa. Porém, longe de poder ser feita por qualquer profissional, a tradução juramentada é uma tradução legal de seus documentos no Brasil e visa torná-los válidos em outros países.