O módulo do torque pode ser calculado pelo produto da força, distância e pelo seno do ângulo que é formado entre essas duas grandezas:
O torque ou momento de força, pode ser medido dinamicamente, quando o parafuso é apertado, ou estaticamente, verificando o torque com uma chave de torque depois de apertar. As especificações de torque variam consideravelmente dependendo das exigências de qualidade da união.
Classes de resistência de parafusos
Torquímetro é uma ferramenta, também conhecida por chave dinamométrica, usada para ajustar precisamente o torque de um parafuso em uma porca. ... Como toda ferramenta de precisão, deve ser calibrada periodicamente. São muito utilizadas em mecânica de automóveis, em partes críticas, como motores e suspensão de veículos.
A aplicação do torque correto nos parafusos previne falhas, além de aumentar a vida útil e a segurança dos componentes. Por exemplo: a aplicação de torque excessivo ao Rebite Roscado Cilîndico pode causar este fixador a girar na chapa aplicada, inutilizando a aplicação.
Portanto, o controle de aperto dos parafusos utilizando torquímetro pode deixar a desejar, e em situações onde é necessário controlar com mais precisão a pré carga de parafusos, existem outros métodos recomendados: Torque Ângulo – Controla a força de pré carga através do ângulo de giro do parafuso.
Os parafusos com aperto angular asseguram assim a uniformidade especificada mo torqueamento, pois são projetados com materiais e qualidades necessárias para permitir que trabalhem na zona de deformação plástica, onde os parafusos perdem suas características iniciais, já que as elevadas tensões a que são submetidos ...
Fragilização por Hidrogênio A fragilização por hidrogênio é um fenômeno natural que ocorre em fixadores após certos tratamentos térmicos. Se o parafuso não passar pelo processo correto, a fim de diminuir o risco de fragilização, sua rosca ficará mais “fraca” e correrá risco de quebrar.
Aqui vão algumas dicas: O fluxo correto de aperto e desaperto é no sentido estrela, e cada parafuso deve ser desparafusado, geralmente, no sentindo anti-horário. No primeiro aperto, não atinja o máximo torque, ou seja, não vá até o fim do curso. Rosqueie um por um dos parafusos até um ponto que dê uma leve firmeza.
Para apertar um acoplamento é necessário:
Este é um truque para o aperto ou parafuso sextavado ou um, sem uma chave. Basta usar outro parafuso (parafuso e porca), e apertar com a cabeça do parafuso que querem transar.
Se possível, incline um pouco a lâmina para que a faca encoste bem no parafuso. Insira a ponta de uma lixa metálica de unhas na fenda e tente girar no sentido anti-horário. Insira a ponta de uma tesoura na fenda e tente girar no sentido anti-horário. Use uma tesoura com ponta.
Às vezes, você pode usar pequenos tipos de chaves de fenda de ponta chata como uma chave Allen, colocando a extremidade no soquete para que as duas bordas da chave de fenda funcionem como alavanca no orifício para girá-la. Um soquete mais largo no parafuso ou porca, use uma chave de fenda mais larga.
Como remover um parafuso espanado?
mas pode usar uma serra ou lima pra fazer uma fenda no parafuso e tentar tirar com a chave de fenda. A melhor das opções é a furadeira com uma broca fina para furar metais.
Pingue um pouco de cola à base de cianoacrilato na cabeça do parafuso. Coloque a broca ou chave de fenda na cabeça. Deixe a cola secar e, em seguida, tente remover o parafuso, pressionando e torcendo-o para fora.