A forma correta de escrita da palavra é caxumba, com x. A palavra cachumba, com ch, está errada.
Os sintomas mais característicos são inchaço e dor nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar. Isso porque o vírus da caxumba provoca inflamação nas glândulas responsáveis pela produção de saliva, que ficam na região. Essas glândulas são as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.
A caxumba começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, desânimo, cansaço, náuseas e dor abaixo da orelha. Mais ou menos um dia depois começa a aparecer o inchaço característico na região da mandíbula. Os gânglios do pescoço em geral aumentam de tamanho e a pessoa tem muita dor nesta região.
Geralmente, em adultos o tempo de recuperação varia entre os 16 e os 18 dias, sendo este menor no caso das crianças, que dura entre 10 a 12 dias. Esta é uma doença que nem sempre desde inicio manifesta sintomas, uma vez que pode ter um período de incubação de 12 a 25 dias depois do contágio.
Não existem drogas específicas contra a caxumba. O tratamento consiste em medicamentos sintomáticos como antitérmico e analgésicos e, repouso. O ideal é não realizar atividade física até a melhora da infecção.
Como tratar a caxumba
Pode, mas com moderação. O ideal é o repouso, tente ficar sentado, ou deitado, não fique procurando o que fazer pela casa! A caxumba é uma doença auto-limitante, ou seja, ela tem um prazo de expiração. O seu organismo, se você tem um sistema imune saudável, deve ser capaz de combater a doença.
A parotidite dura em torno de 7 a 10 dias e tem resolução espontânea. Em alguns casos a caxumba pode evoluir com comprometimento do sistema nervoso central (meningite e encefalite), surdez, inflamação dos testículos (orquite), dos ovários (ooforite), coração (miocardite) e, mais raramente do pâncreas (pancreatite).
Entretanto, após sete dias os pacientes geralmente são liberados para retomar atividades cotidianas, inclusive porque já não há o risco de transmissão. Seria melhor evitar carregar objetos pesados, a inflamação testicular é uma complicação que tende a se desenvolver nos primeiros 10 dias.
Estou há dois dias com caxumba, posso lavar o cabelo normalmente? Pode. Não interfere.
Seria melhor evitar carregar objetos pesados, a inflamação testicular é uma complicação que tende a se desenvolver nos primeiros 10 dias. Consulte seu médico para certificar-se quanto à melhor recomendação para você.
De toda forma, por se tratar de um vírus, não existe um tratamento específico e seu combate se baseia no alívio dos sintomas e em repouso. Analgésicos, como dipirona, são a principal escolha, os AINEs podem ser Benvindos.
Não existe tratamento específico. O que fazemos é controle de sintomas como analgésicos e anti-inflamatórios e o controle ou tratamento das complicações, caso apareçam. Os anti-inflamatórios mais usados são os não esteroides (AINE) como naproxeno, cetoprofeno, nimesulida, etc.
Além disso, repouso, ingestão de água e alimentação pastosa são importantes para melhorar até que o organismo seja capaz de eliminar o vírus. Um ótimo remédio caseiro para caxumba é fazer gargarejos com água morna e sal, pois reduz a inflamação das glândulas, aliviando o inchaço e a dor.
Olá, A parotidite ou caxumba não tem restrições alimentares mas geralmente é mais fácil ingerir alimentos líquidos ou amolecidos ou macios pois causam menos desconforto.
Se o diagnóstico de caxumba estiver correto, o uso de amoxicilina-clavulanato está indevido é desnecessário.
Resposta. Não podemos comer chocolate,ovo frito,tomar refrigerante,carne de porco e churrasco. Procure uma alimentação leve e natural.
Adicione duas colheres de calêndula em uma xícara de água fervendo. Tampe-a e deixe o chá esfriar. É possível tomar a bebida até 3 vezes no dia.
Não existe um medicamento capaz de curar a caxumba: o próprio organismo se encarrega de eliminar o vírus e curar a doença. Porém, para contribuir com esse processo, durante o período de convalescença, deve-se permanecer em repouso, alimentar-se bem e ingerir bastante líquidos.
Estou com 10 dias de caxumba posso beber bebida alcoólica? Se não está fazendo uso de nenhuma medicação, sim.
Altamente contagiosa, a caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera e as crianças são as mais atingidas.
Em alguns casos, no Homem a Caxumba pode causar uma inflamação conhecida como Orquite, que destrói o epitélio germinativo dos testículos e que pode causar infertilidade.
Os sintomas iniciais de caxumba, também conhecida por papeira ou parotidite infecciosa, podem demorar entre 14 a 25 dias para surgir e o sinal mais comum é o inchaço entre a orelha e o queixo devido à inflamação das glândulas parótidas, que são glândulas produtoras de saliva, quando são afetadas pelo vírus.
Alem disso, é muito importante saber que as medicações têm uma concentração sanguínea prolongada, algumas chegam a mais de 60 dias. O consumo de álcool potencializa a toxicidade hepática, por isso seu médico vai lhe avisar quando você pode voltar a consumir álcool sem restrições.
O tratamento da caxumba no testículo, também conhecida por Orquite, é semelhante ao tratamento recomendado para a caxumba comum, onde é indicado repouso e descanso e a toma de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo.
Não é raro ocorrer um quadro de dor e desconforto testiculares nas orquites por caxumba por períodos mais longos, como 1 a 2 meses.
A orquite é geralmente tratada com repouso no leito, analgésicos e aplicação de bolsas de gelo sobre o escroto. Infecções bacterianas são tratadas com os devidos antibióticos.