Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.
A mão compreende inúmeras articulações, a carpometacárpica, metacarpofalangeana e interfalangeana. Todas são articulações sinoviais, sendo que a estruturalmente, as articulações metacarpofalangeana são condilóideas, as articulações interfalangeana são do tipo dobradiça (gínglimos).
Os raios-X são a melhor maneira de confirmar que o cotovelo está deslocado. Se o detalhe do osso é difícil de identificar em um raio-X, uma tomografia computadorizada pode ser feita. Se for necessário avaliar os ligamentos, uma ressonância magnética pode ser útil.
A luxação do cotovelo é a perda de congruência entre o braço e o antebraço. O cotovelo é uma articulação bastante estável, tanto pela sua anatomia óssea como ligamentar. Geralmente é preciso um trauma grave ou fraturas associadas para ocorrer a luxação.
O que fazer: Para aliviar a dor no cotovelo, deve-se ficar de repouso, colocar compressas de gelo na região, tomar remédios anestésicos, como o Paracetamol, e fazer fisioterapia.
O procedimento cirúrgico geralmente varia de acordo com o tipo de lesão sofrida. Existe a chamada tríade terrível do cotovelo (que consiste na fratura da cabeça do rádio, do processo coronóide da ulna e na luxação do cotovelo), a fratura-luxação transolecraniana, a fratura de Monteggia, entre outras.
Quando a fratura gera muitos fragmentos impossibilitando a fixação das placas, o cirurgião pode optar por realizar até por artroplastia, substituindo a cartilagem por um implante metálico. Este procedimento, contudo, geralmente é indicado apenas no caso de pacientes acima de 70 anos que sofrem de osteopenia.
Outros exercícios também ajudam a melhorar a rigidez de seus tendões como: descer lentamente em direção ao chão ao realizar uma flexão de braço (tendões do manguito rotador), rosca direta excêntrica (do cotovelo e ombro) ou qualquer outro exercício que coloque uma carga no complexo músculo-tendão durante a fase ...