Resposta. A ideia da lógica como metalinguagem transparente com clareza quando examinamos as teses principais do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951): ... As proposições lógicas são verdadeiras vazias e se referem apenas ao uso de convenções lógicas.
No tractatus, Wittgenstein defende a linguagem como se tivesse o papel de um espelho que reflete a todo e qualquer objeto que se possa falar, como se só pudéssemos falar de um objeto ostensivamente, diretamente a aquele objeto para conhecermos seu significado.
Filosofia da linguagem é o ramo da filosofia que estuda a essência e natureza dos fenômenos linguísticos. Uma das principais características da filosofia da linguagem é a maior diferença entre o ser humano e os outros seres que existem no mundo. ... Qual a natureza do significado?
A questão mais importante colocada à Filosofia da Linguagem é a relação linguagem-realidade, pois, com efeito, saber como a linguagem é capaz de significar coisas, ou seja, referir-se à realidade, é o problema fundamental de qualquer filósofo quando busca pensar a realidade através de proposições.