O meio técnico científico-informacional, tal como elaborado por Milton Santos, é um construto que necessita de aprofundamento e considerações de caráter ontológico para transformar-se em conceito. Ele aparece, como preocupação teórica do autor, em várias obras.
O meio técnico-científico-informacional está na base de utilização de todas as formas do espaço, que participa de processos vitais, e que fazem parte dos afazeres humanos, que estão presentes em nossos cotidianos. Tais como: computadores, rádios, telefones, plataformas de sons e audiovisual.
O meio técnico-científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico.
Para Milton Santos, o espaço precisa ser considerado como totalidade: conjunto de relações realizadas através de funções e formas apresentadas historicamente por processos tanto do passado como do presente.
Resposta: Meio Técnico é como é chamado o processo de produção baseado na tecnologia cientifica-industrial iniciado na Primeira Revolução Industrial; em oposição ao Meio Natural onde a produção era fortemente dependente da natureza.
Santos entende que o desenvolvimento desigual é combinado é resultado de "uma ordem, cuja inteligência é apenas mediante o processo de totalização, isto é, o processo de transformação de uma totalidade em outra totalidade" (1996:101).
As rugosidades são as feições moldadas num tempo anterior e que mantém-se impondo às ações atuais suas possibilidades enquanto construções espaciais. O espaço é o conceito fundamental para a Geografia.
Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar.
A paisagem, que é composta por elementos do presente e do passado, é dotada de aspectos naturais e culturais do mundo. ... A paisagem é, pois, os aspectos perceptíveis do espaço geográfico, isto é, a forma como compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos, tais como a visão, o olfato, o paladar, entre outros.
Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão. ... As paisagens são áreas as quais nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição) são capazes de observar e fazer delas uma possível interpretação.
O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.
A definição de território abarca qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder. ... Através de relações de poder, são criadas fronteiras entre países, regiões, estados, municípios, bairros e até mesmo áreas de influência de um determinado grupo.
O princípio da territorialidade é um princípio de Direito que permite estabelecer ou delimitar a área geográfica em que um Estado exercerá a sua soberania. Essa área geográfica é o território, que constitui a base geográfica do poder.
Juridicamente, território nacional é a área que compreende todo o espaço, terrestre, fluvial, marítimo (12 milhas) e aéreo (coluna atmosférica), onde o Estado brasileiro é soberano.
território nacional refere-se, portanto, à porção de superfície que pertence a um determinado país e sobre a qual um Estado exerce soberania. Trata-se não só de um espaço terrestre, mas também de um espaço aéreo e de um espaço marítimo, no caso de o país ter costa(s).
O território corresponde a área de pode e controle de um determinado país, ou nação. ... A fronteira corresponde ao espaço de delimitação de um país ou Estado nação, indica o fim ou início de um território, podendo o mesmo ser o território nacional, e isso é de grande importância para a geopolícica local e nacional.
Se refere a uma área que pertence há algum animal, alguma pessoa, organização, ou estado, por exemplo minha casa é meu território, uma gaiola é um território de um pássaro.
TERRITÓRIO PESSOAL A casa de uma pessoa, ou parte dela, o quarto, por exemplo, também pode ser entendido como um território. Afinal, naquele espaço existe a relação de domínio e para visitá-lo é necessário autorização do proprietário.
substantivo feminino Território que se diferencia de outro por possuir características próprias de população, localização, clima etc.: vivia na região de São Paulo. Designação das cinco grandes áreas por meio das quais o Brasil se divide: Região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Região é uma área da superfície terrestre que apresenta características naturais (geomorfologia, vegetação, clima, entre outras presentes em uma região natural) e humanas (culturais, econômicas, políticas e sociais entre outras) que a diferenciam das demais áreas, configurando uma relativa unidade ou identidade interna ...
LUGAR= Lugar ou local, de forma geral, é uma porção do espaço qualquer ou um ponto imaginário numa coordenada espacial percebida e definida pelo homem através de seus sentidos. Lugar é uma parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com uma paisagem.