Na bíblia, em êxodo 25:7, Deus manda trazer pedras de ônix e pedras de engaste para a estola sacerdotal, como oferta para o tabernáculo. ... Mais tarde, passou a ser chamada no Ocidente de stola, (em grego, στολή stolé, "vestido"). Era originalmente um lenço ou xale estreito usado para enxugar o rosto das pessoas.
Essa roupa foi desenhada para que o sumo sacerdote entrasse no Santo dos Santos, onde estava a Arca da Aliança e a presença do DEUS todo poderoso. A ausência do soar dos sinos entre as romãs circundando a orla do manto - ou sobrepeliz – lhe custaria a vida.
O mitra turbante sacerdotal (em hebraico mitznefet מִצְנֶפֶת) é a cobertura da cabeça usada pelo Sumo Sacerdote de Israel, quando ele servia no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém. A palavra tem sido traduzida como "mitra" ou "touca".
O sumo sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém. De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de Arão, irmão de Moisés, poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida por eventos políticos.
1. Cobertura da cabeça, alta e pontiaguda, entre os persas, egípcios, árabes, etc. 2. [ Religião ] Barrete de forma cónica , fendido na parte superior, e que em certas solenidades é usado por bispos, arcebispos e cardeais.
A mitra (do grego μίτρα: cinta, faixa para a cabeça, diadema) é uma insígnia pontifical utilizada pelos prelados da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa e da Igreja Anglicana, sejam eles: abades, bispos, arcebispos, cardeais ou mesmo o Papa. A mitra é a cobertura de cabeça prelatícia de cerimônia.
Considerado milagroso, prodigioso; miraculoso. Que é obra de inteligência, talento, genialidade; fenomenal. Que expressa grande inteligência, cultura; inteligente, culto. Etimologia (origem da palavra portentoso).
Prodígio, maravilha; coisa rara, insólita. 2. [Por extensão] Pessoa de extraordinário talento.
Que tem o carácter de portento; assombroso, prodigioso. Plural: portentosos |ó|.
Significado de inaudito Sobre o que nunca se ouviu falar: terremoto de inaudita dimensão. Extraordinário; que não é comum; que não se caracteriza por ser usual. Que nunca se ouviu dizer antes: talento inaudito.
solidéu
Papa Francisco
Vigário de Cristo (em latim Vicarius Christi) é uma expressão utilizada no cristianismo de diferentes formas, com conotações teológicas diferentes durante a história.
Barrete eclesiástico ou litúrgico (do latim: biretum) é uma Veste litúrgica usada pelo clero e pelos seminaristas durante as celebrações litúrgicas e/ou sempre que estejam de vestes corais (batina e sobrepeliz) ou sagradas para cobrir a cabeça. ... O barrete demostra a autoridade do clérigo, e seu juizado.
Todos os membros ordenados presbíteros da Igreja Católica podem usar o solidéu. ... Todos os clérigos que possuem caráter episcopal retêm o solidéu durante a maior parte da missa, removendo-o no início do cânon e recolocando-o depois de concluída a comunhão. Os demais clérigos podem não usá-lo fora da liturgia.
O mitraísmo foi abolido formalmente em 391, sendo provável que a sua prática tenha continuado várias décadas. Em algumas regiões dos Alpes, o mitraísmo sobreviveu até ao século V, bem como no Oriente, onde teve um renascimento breve.
Roma