Vacinas: febre amarela (17DD) A vacina contra a febre amarela (17DD) é elaborada com o vírus vivo atenuado, sendo produzida inclusive no Brasil (Rio de Janeiro). É aplicada por via subcutânea na região deltóidea (braço).
A vacina contra a febre amarela pode ser encontrada gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde ou em clínicas privadas de vacinação credenciadas junto à Anvisa.
Rede pública: a vacina é produzida por Bio-Manguinhos - Fiocruz. Ela é elaborada a partir do vírus atenuado, cultivado em ovo de galinha. Sua formulação apresenta gelatina bovina, eritromicina, canamicina, cloridatro de L-histidina, L-alanina, cloreto de sódio e água para injeção.
A vacina surgiu em 1937 e está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, os medicamentos necessários mais eficazes e seguros em um sistema de saúde. Em 2014, o preço de atacado em países em desenvolvimento é de US$ 4,30 a US$21,30 por uma dose.
Em geral, 90% das pessoas levam 10 dias a partir da data de vacinação para desenvolver imunidade ao vírus da febre amarela (o índice sobe para 99% das pessoas 30 dias após a vacinação).