ÓRGÃOS E TECIDOS QUE PODEM SER DOADOS EM VIDA:
1) No Brasil, é proibido o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes (art. 13 do Código Civil). Dispor é desfazer-se, é alienar, a título gratuito (doação) ou a título oneroso (compra e venda).
E para reforçar esse direito, a Lei nº 9.
Existe limite de idade para ser doador ou receptor? O que determina o uso de partes do corpo para transplante é o seu estado de saúde. Em geral, aceita-se os seguintes limites, em anos: rim (75), fígado (70), coração e pulmão (55), pâncreas (50), válvulas cardíacas (65), córneas (sem limite), pele e ossos (65).
O doador vivo deve ser adulto e ter idade superior a 21 anos, preferencialmente mais de 30 anos. Os possíveis doadores com mais de 70 anos, desde que em excelentes condições de saúde podem ser aceitos.
1) Qualquer pessoa pode doar a medula – Mito. Não há muitas restrições, mas os doadores devem ter entre 18 e 55 anos e não possuir doenças infecciosas, câncer ou deficiências no sistema imunológico, como lúpus ou diabetes tipo 1.
A doação de medula óssea no centro cirúrgico é feita sob anestesia geral e dura em média duas horas. Para aspirar a medula são feitas punções com o auxílio de agulhas nos ossos da bacia. O volume retirado é de até 15% e não causa nenhum prejuízo à saúde do doador.
Sim, doar sangue é seguro. Não existe nenhum risco de contrair uma doença infecciosa doando sangue.