A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.
Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos. Como o nome sugere, a principal ideia da categoria é a democracia.
De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. ... Após esse evento, Atenas foi dividida em dez unidades denominadas chamadas “demos”, que era o elemento principal dessa reforma e, por esse motivo, o novo regime passou a se chamar “demokratia”.
A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar.
Na democracia dos antigos, tinha a participação direta dos cidadãos nas tomadas de decisão, enquanto na democracia dos modernos, quem toma a decisão é o representante dos cidadãos.
Olá, A semelhança entre a Democracia de Platão e a da que existe hoje em nosso país está no fato de que a Democracia defende a liberdade e a participação da população. ... A semelhança entre a Democracia de Platão está mais no conceito e no idealismo do que na prática atual.