O Que Foi A Reforma E Quais Seus Principais Defensores?

O que foi a reforma e quais seus principais defensores

A influência da Igreja Católica na Idade Média era intensa e se expressava no controle da mentalidade do povo, além da própria política e governo praticados pelos senhores feudais. No entanto, a transição do sistema feudal para o capitalismo e a passagem para a Idade Moderna provocaram mudança de pensamentos em toda a Europa.

Internamente, a Igreja era marcada pela hierarquia. Isso significa que os membros do Clero mantinham uma relação centrada na figura do Papa como líder principal. 

Marcial Alves Cunha

Isso significa que a decisão da salvação do homem vem de Deus, e que, nesse caso, ler a Bíblia e valorizar a fé não adiantava, pois seria a vontade de Deus que prevaleceria entre a ida ao céu ou ao inferno.

Dessa forma, ao contrário do catolicismo, o calvinismo – como outras religiões da Reforma – não encaravam a riqueza de forma negativa. Vale dizer que apesar da Igreja Católica ser uma das instituições mais ricas e poderosas da Europa no momento, a palavra pregada era de valorização a humildade. Não a toa, uma das passagens conhecidas da Bíblia afirma: “mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar nas portas do céu”.

Os Cinco Solas

Os Cinco Solas

Leia também: religião e política não se discutem?

Assim, no Calvinismo é possível perceber a defesa da disciplina ao trabalho e a repulsa ao ócio – por isso, a valorização da riqueza também é aceita. Aqui, alguns ditados podem ilustrar essa valorização, como por exemplo: Deus ajuda quem cedo madruga; ou o trabalho enobrece o homem.

Ao mesmo tempo em que conflitos sociais religiosos surgiam, a população se organizava em movimentos que objetivavam implantar um sistema social mais justo. Entre eles, está a Guerra dos Camponeses, movimento alemão de 1525 que lutou pela abolição das obrigações dos servos, criação de um sistema agrário igualitário, além do fim da propriedade privada.

Lutero e as 95 teses

Heresia para a igreja Católica é negar valores fundamentais necessários para ela, escolhendo o que se quer crer. Percebendo isso, muitos padres se tornaram grandes estudiosos e se dedicaram a explicar novamente a doutrina.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

O primeiro sinal das transformações estava no Renascimento Cultural cujo impacto foi decisivo nas artes e ciência europeias. Como não seria diferente, o pensamento religioso foi influenciado pelas necessidades de mercado e fiéis passaram a questionar os “mandos e desmandos” do catolicismo romano.

Além disso, Lutero também defendia a leitura individual da palavra bíblica e criticava a leitura oficial pela instituição romana. Assim, Lutero pretendia mudar a concepção da Igreja, afastando-se da ideia de Igreja como uma instituição oficial e pregando a noção de Igreja ligada a uma congregação – ou seja, como uma reunião de cristãos para exercer a sua fé. Segundo ele, a Igreja não se tratava de uma instituição capaz de verbalizar a palavra de Deus, mas sim de um conjunto de pessoas reunidas para buscar da fé.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que tinha o objetivo de trazer a renovação da Igreja. A Reforma teve início na Europa Central, ocorreu no século XVI e seu líder foi Martinho Lutero. Através deste movimento, várias igrejas foram criadas, e estas se declararam fora da autoridade do Papa.

Causas da reforma protestante

O Beduka também possui outros conteúdos de história que podem te ajudar no vestibular. Veja um resumo da Inconfidência Mineira, saiba mais sobre as principais características do iluminismo e estude um pouco sobre a queda da monarquia no Brasil

Segundo os ideais de Calvino, a dedicação ao trabalho seria um jeito de fugir do pecado, já que a maior parte do tempo estaria sendo dedicada ao serviço, e não à prática do pecado.

Gostou de aprender o que foi a Reforma Protestante? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Um resumo sobre o que foi a Reforma Protestante, as causas para o movimento, quando e onde ocorreu, além dos principais nomes envolvidos.

A doutrina luterana encontrou respaldo entre a burguesia por defender as ideias de prosperidade e acúmulo de capital, dois fatores de fundamental importância em um período marcado pela transição do feudalismo para o capitalismo.

Surge assim a Companhia de Jesus, os jesuítas. Eles aceitaram atravessar os mares em todo o perigo da jornada pelo mar para ensinar índios. Alguns foram mártires no oriente, em lugares onde o cristianismo era proibido e outros ainda ficaram responsáveis pela criação de mais universidades e escolas.

Durante a Idade Média (476-1453), ter terras era sinônimo de influência política. A Igreja Católica de Roma detinha muitas propriedade e, com isso, era uma das principais instituições do período. Essa autoridade vinha também do reconhecimento dos próprios reis e soberanos que enxergavam no Papa e na Igreja uma autoridade não só religiosa, mas também política.

Martinho Lutero

Desde então, várias guerras religiosas foram empreendidas e só terminaram em 1555 com a Paz de Augsburg, acordo que determinava aos governantes a liberdade de escolha da religião praticada por eles e seus súditos dentro do Sacro Império. Os princípios de Lutero foram propagados pelo Calvinismo (França e Holanda) e Anglicanismo (Inglaterra).

De forma geral, essa estrutura hierárquica, as práticas eclesiásticas e as relações políticas levaram ao descontentamento de nomes dentro do próprio Clero. Apesar de essa insatisfação estar presente desde o século XII, foi somente no século XVI que figuras do Clero trouxeram novas ideias sobre as doutrinas adotadas pela Igreja Católica, culminando no movimento que ficou conhecido como a Reforma Protestante

A Igreja Luterana teve um papel essencial para o desenvolvimento da imprensa, uma vez que a leitura da Bíblia seria o início da criação de uma cultura de leitura.

Qual era o verdadeiro interesse dos líderes da Reforma Protestante?

Existia grande interesse da burguesia em fazer parte do movimento. Os comerciantes queriam assegurar o sucesso de seus negócios e apoiar a causa protestante era a melhor maneira já que a igreja católica considerava um pecado o interesse em fazer dinheiro.

Como se caracteriza a crise da Igreja Católica na época da reforma?

Martinho Lutero promoveu através de sua reforma uma grande crise na Igreja Católica que teve seu poder diminuído com o surgimento de outras religiões. O Protestantismo, portanto, caracterizou os fiéis que não seguiam as doutrinas católicas e que deram continuidade à principal reforma religiosa realizada na Europa.

Quais as principais causas da reforma?

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.

Qual foi a causa da morte de Lutero?

18 de fevereiro de 1546

Quais as principais medidas da contrarreforma?

As principais medidas adotadas pela contrarreforma promovida pelo clero católico foram:

  • > Reativação da Inquisição.
  • > A criação do Index Librorum Prohibitorum. ...
  • A inquisição era o Tribunal do Santo Ofício, que julgava e condenava o hereges, pessoas que de alguma maneira contestava os dogmas religiosos.

O que mudou na Igreja Católica após a reforma?

A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento. O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo.