Em um ensaio analítico, o autor deve apresentar algum tipo de argumentação sobre determinado assunto — uma obra, como um romance ou um filme, ou até ideias e pensamentos. Para isso, você tem que dividir o tema em partes e buscar provas que as atestem, seja no material de análise ou da própria pesquisa.
Resumo informativo ou analítico: é o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou 1/4 do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se, porém, as ideias principais. ... Não são permitidas as opiniões pessoais do autor do resumo.
Texto elaborado pelos estagiários que fundamente a prática proposta. Deve conter as contribuições mais recentes e mais relevantes sobre o assunto. ... É o momento de evidenciar as leituras, as reflexões que oportunizaram a construção e a articulação entre a teoria e a prática.
Resumo Crítico Chamado de resenha ou recensão, ele resume as informações do texto original, aos quais são acrescentadas as opiniões do autor e de quem escreve o resumo.
O resumo crítico é um texto de opinião, que faz uma avaliação à respeito da obra estudada (livro, artigo científico, show, filme, palestra, entre outros documentos). Essa análise crítica pode ser construtiva, negativa ou elogiosa.
Aprenda a fazer uma boa resenha de filme seguindo os seguintes passos:
Um microconto de 200 palavras não pode ter uma sinopse maior que seu conteúdo, assim como um romance não precisa ter uma apresentação muito longa só por ter mais conteúdo. É muito importante manter o equilíbrio entre as diferentes formas que um texto pode ter.
Você tem que anotar as ideias antes de desenvolvê-las melhor. Escreva tudo o que passar pela sua cabeça, mesmo que nada faça sentido, para tentar chegar a algo legal. Faça um brainstorming sobre a sua ideia para a história, os personagens, a ambientação e as cenas, dependendo do que passar pela sua cabeça.
Significado de Posfácio substantivo masculino Texto de teor explicativo que, acrescentado no final de livro (depois de sua finalização), adverte ou explica o que for conveniente.
Prefácio e apresentação Pode ser importante apresentar a obra ao público, fazer um estudo sobre ela, mostrar a que veio. Isso é feito pelo próprio autor, e aí costuma se chamar apresentação. ... Os prefácios costumam ser escritos por outros, assim como os posfácios, que são a mesma coisa, só que depois do texto principal.
É um texto breve que antecede uma obra escrita, e que serve para apresentá-lo ao leitor, é o prefácio da obra. ... Numa dissertação simples, a introdução deve anunciar ao leitor qual assunto será discutido ao longo do texto. É uma apresentação sintetizada do tema abordado e uma contextualização com a realidade.