a demanda média é calculada como: demanda prevista (período anterior) + Fator de amortização da previsão de demanda (período atual) * uso real (período anterior) - demanda prevista (período anterior)/fator sazonal (período anterior)
Demanda Faturada É o maior valor entre a demanda medida e a demanda contratada.
Contrato celebrado entre a permissionária e um usuário ou entre aquela e sua supridora, estabelecendo as condições gerais do serviço a ser prestado, os montantes de uso contratados por ponto de conexão, bem como as condições técnicas e comerciais a serem observadas para o uso do sistema de distribuição.
Demanda e Consumo Fora Ponta É o período composto pelo conjunto das horas diárias consecutivas e complementares àquelas definidas no horário de ponta. O período considerado 'fora ponta' pode variar conforme a concessionária e a depender das características de seu sistema elétrico.
18h às 21h
Fora de ponta: horário em que a energia é mais barata = conta de luz com valor mais baixo. Intermediária: horário de maior demanda = um hora antes e uma hora depois do período de ponta (ou horário de pico). Conta de luz com valor mais alto. Na Cemig, é das 16h às 17h e das 20h às 21h.
das 7h às 10h
Com a tarifa branca, o consumidor passa a ter a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica. ... Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta, maiores são os benefícios desta modalidade.
Desta forma, crie a cultura em sua casa de banhos de, no máximo, 10 minutos. Se possível, também evite banhos das 18:00h até 21:00h, que são os horários de pico de consumo de energia. Evite fazer remendos ou deixar chuveiros muito velhos funcionando, já que estes, geralmente, consomem mais do que os novos.
Com a nova modalidade tarifária o valor cobrado varia de acordo com a hora do dia na qual a energia foi consumida. ... A Tarifa Branca é uma modalidade tarifária criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que sinaliza ao cliente a variação do valor da tarifa cobrada conforme o dia e horário do consumo.