Cascas de limão ou laranja. Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas auxiliam no clareamento. Use no máximo duas vezes por semana, enxágue e escove bem os dentes após, para tirar da boca qualquer resquício de ácido ...
Considerando o significa- do estrito do termo “erupção dentária”, poderia ser definido como sendo a incisão da gengiva realiza- da pelo dente1. Em sentido mais amplo, a erupção dentária pode ser entendida como toda movimen- tação fisiológica do dente, desde a sua formação até atingir uma posição funcional.
Katchburian & Arena (1999) dividem a erupção dentária em cinco fases: movimentação pré-eruptiva, erupção intraóssea, penetração na mucosa, erupção pré-oclusal e erupção pós-oclusal.
Os primeiros dentes erupcionados foram os incisivos centrais inferiores. A média de erupção no sexo masculino foi de 9,7±1,9 e, no feminino, de 9,5±1,9 meses, ambas corrigidas para a prematuridade (p=0,98).
Os primeiros dentes decíduos aparecem na cavidade bucal entre 4 e 10 meses de idade, estando a primeira dentição completa por volta do 30º mês de vida.
A DENTIÇÃO DECÍDUA (Dentes de leite) é formada por 20 dentes. São 10 dentes na arcada superior e 10 dentes na arcada inferior. Se dividirmos uma arcada a partir da linha mediana em direção aos dentes posteriores (do fundo), temos a seguinte sequência: incisivo central, incisivo lateral, canino, 1º molar e 2º molar.
– Quando deve nascer o primeiro dente: os primeiros dentes normalmente são os incisivos inferiores, ou seja, os dentinhos da frente de baixo. Eles normalmente nascem aos 6 meses de vida. – Quantos dentes tem uma criança: normalmente o último dente de leite da criança nasce aos 2 anos.
Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes. Comparados aos dentes permanentes, as raízes do primeiro conjunto de dentes são mais curtas e finas, para que esses dentes possam caiam.
O dente decíduo, ou popularmente conhecido “dente de leite”, muitas vezes não é visto como importante devido o seu caráter temporário. No entanto, é através da dentadura decídua que a criança executa as principais funções para o desenvolvimento da face: mastigação, deglutição, fala e respiração.
A terapia endodôntica em dentes decíduos pode ser conservadora ou radical, variando conforme a gravidade da lesão, seja ela traumática ou biológica. Devem ser levados em consideração uma anamnese bem executada e a partir de suspeita de comprometimento pulpar devem ser realizados exame clínico e radiográfico.
Por isso, o dentista orienta: “Pode-se coletar o elemento dentário, guardá-lo em um pouco de saliva ou leite, e imediatamente procurar um cirurgião dentista de emergência para que seja verificada a possibilidade de reimplante dentário. Caso isso não seja possível, deve-se analisar o planejamento mais adequado.”