A comigo-ninguém-pode possui grande quantidade de oxalato de cálcio, uma substância que pode irritar a pele e as mucosas dos pets. A ingestão de uma folha pode provocar edemas, irritação, asfixia e até morte.
Confira abaixo uma lista com as principais plantas tóxicas para animais domesticos: Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp.) Costela de Adão (Monstera deliciosa) Jiboia (Scindapsus aureus)
Se você gosta de muito verde em casa e ama animais, precisa saber quais as plantas não tóxicas para eles....Preparamos uma lista com algumas das ervas que não são tóxicas e também de hortaliças que podem ser cultivadas dentro de casa:
Copo-de-leite – O copo-de-leite possui o mesmo princípio ativo do antúrio e comigo-ninguém-pode.
Para induzir o vômito, você vai precisar de água oxigenada 10 volumes. O animal deve ingerir uma colher de chá de água oxigenada pura. Se ele não quiser ingerir, coloque-a na seringa e esguiche para dentro da boca do animal. Lave também a boca do animal, para evitar que o produto seja absorvido pela mucosa oral.
Bruna Maturo, médica-veterinária da Petz Alphaville, entre os sintomas mais frequentes de cachorro intoxicado estão:
Para o tratamento de suporte, que busca eliminar os sintomas, o profissional veterinário pode administrar o carvão ativado para diminuir a absorção das substâncias tóxicas. Induzir ao vômito também é uma opção. Outra conduta a ser tomada depois que o cachorro comer chocolate é a lavagem gástrica.
A dose letal da Teobromina em cães e gatos é de 100 a 200 mg/kg. Em geral, podem-se observar sinais leves em cães que ingeriram 20 mg/kg. A dose de 60 g de chocolate ao leite por kg de peso corporal é potencialmente letal, para você ter uma noção, a barra de chocolate vendida em supermercado pesa em média 90g.
Muita gente se pergunta se cachorro pode comer chocolate, mas, ao contrário do que se imagina, o chocolate é tóxico. Por isso, cachorro não pode comer chocolate de maneira nenhuma! Inclusive, a intoxicação em cães pelo alimento continua sendo um problema.
O chocolate contém um ingrediente chamado teobromina, que apesar de os humanos conseguirem metabolizar normalmente, os cães não. Por este motivo, ingerir qualquer alimento que contenha teobromina, leva à sua acumulação, podendo tornar-se tóxica.
Se for consumida em alta quantidade, a lectina pode ser tóxica, levando a enjoos e desconfortos estomacais. Sendo assim, o cachorro pode comer feijão cozido. Deixe de molho: não é segredo que os feijões, muitas vezes, podem ocasionar gases, e os peludos também podem sofrer com esse mal.
Além de também ter cafeína o doce possui teobromina, substância encontrada no cacau que causa intoxicação nos animais. Sem falar que o açúcar pode tornar o seu cão obeso ou até mesmo diabético. Por isso, esqueça o chocolate e qualquer outro tipo de doce.
Forneça apenas como aperitivo: assim como outros legumes, a batata-doce deve ser oferecida como um petisco. Assim, seu pet deve comer apenas porções pequenas. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho do cachorro, mas, como regra geral, nunca ofereça mais do que meia batata-doce para seu amigo.
Um pedaço de presunto, de carne de aves ou de carne vermelha que se dá ao cozinhar deve ser evitado ao máximo. Segundo o especialista, este tipo de alimentos, em particular o frango, pode causar diarreia no animal. Uvas e ameixas devem também ficar longe do alcance dos cães.
Talvez. Doces que contêm xilitol, chocolate ou passas podem matar seu cão. Portanto, você deve sempre verificar os ingredientes antes de dar a seu animal qualquer tipo de guloseima ou doce. O açúcar não é saudável para cães e geralmente deve ser evitado.
9- Doces dietéticos – Produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes também são proibitivos.. O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal e, em alguns casos pode culminar em uma pancreatite.
Palmito. Pimentão (todas as cores) Quiabo. Rabanete.
Palmito. Ao contrário do que muitos pensam, o palmito pode ser uma boa escolha para botar no cardápio do seu pet. Sendo assim, o palmito é um alimento rico em potássio, cálcio e ferro.
Além de rações e snacks caninos, os bichinhos também podem saborear comida de verdade. Segundo Bianca Bennati, veterinária da SPet junto a Cobasi São Bernardo e Faria Lima, frutas como maça, banana e mamão, além de verduras como cenoura, abóbora e mandioquinha, podem ser incrementadas na rotina alimentar dos cães.