Dentre as doenças a serem consideradas na elaboração de planos de contingência para as granjas GRSC que estiverem seguindo as normas técnicas da IN 19, estão: Peste Suína Clássica, Doença de Aujeszky, Brucelose, Tuberculose, Sarna, Leptospirose, Rinite Atrófica Progressiva, Pneumonia Micoplásmica, Pleuropneumonia Suína ...
O objetivo da quarentena é evitar a introdução de agentes patogênicos na granja. ... Durante a quarentena os animais e as instalações devem ser submetidos à tratamento contra ecto e endo parasitas, independente do resultado dos exames.
Em produção de aves, um programa de biosseguridade significa o desenvolvimento e implementação de um conjunto de políticas e normas operacionais rígidas que terão a função de proteger os rebanhos contra a introdução de qualquer tipo de agentes infecciosos, sejam eles vírus, bactérias, fungos e/ou parasitas.
A Granja RG trabalha com uma grande variedade de animais – Roedores (Ratos, Camundongos, etc), Coelhos, Suínos, Caprinos, Ovinos, Bovinos e outros. Os animais da Granja RG são procedentes de diversas origens, com controle sanitário, registro zootécnico e toda a documentação de qualificação do animal.
Galinhas poedeiras ou de postura são aquelas destinadas à produção de ovos, sendo este considerado de alto valor nutricional, podendo a sua qualidade ser influenciada por fatores como condições de manejo, instalações, nutrição e ambiente. ... Geralmente esta prática está diretamente ligada ao preço do ovo no mercado.
O lote responsável pela unidade de creche faz os primeiros cuidados do animal, lá eles entram após o desmame com 8 Kg e permanecem por 42 dias até atingir média mínima de 20 Kg cada, o suíno sai da creche com idade média de 64 dias de vida. ... Todas estas práticas interferem no desempenho e peso final do animal.
A estrutura da pocilga deve ser feita com concreto, tijolos, madeira e tela. No piso, é fundamental colocar concreto ou mesmo tijolos. Já o teto de madeira pode ter a altura entre 20 e 30 cm para que o chiqueiro receba uma boa ventilação. É importante deixar um pico para que a água da chuva possa escoar.
As baias devem ser de piso ripado ou parcialmente ripado. Pisos parcialmente ripados devem ter aproximadamente 2/3 da baia com piso compacto e o restante (1/3) com piso ripado, onde os leitões irão defecar, urinar e beber água.
Aprenda a montar um chiqueiro de porco e ofereça um local confortável para os suínos.
Construa um um chiqueiro. Segundo alguns criadores, um porco adulto precisa de 2 m² de espaço. Mas sabe-se que, nas criações onde os animais são mais saudáveis, cada indivíduo tem pelo menos 4,6 m² de espaço para si. Ao planejar o chiqueiro, lembre-se: é ideal que seu comprimento seja o dobro da largura.
Normalmente, a lotação recomendada é de 3 leitões por metro quadrado e baias com um número próximo a 20 leitões – sempre considerando o tamanho, a idade e o sexo dos animais. Também é importante evitar misturar mais de três leitegadas diferentes, para não prejudicar a saúde física e mental dos animais.
Manejo na criação de porcos para engorda O ideal é ter parceria com um profissional de medicina veterinária para cuidar da saúde dos animais. Também é importante que você deixe à disposição água em abundância, assim como a alimentação nos dias e horários definidos.
Mas também nas primeiras 24 horas do jejum, o porco perde 5% do seu peso corporal (principalmente conteúdo intestinal) e cerca de 1% do peso da carcaça. Em 48 horas perde cerca de 7% do peso corporal e 2% do peso da carcaça.
O peso dos porcos pode oscilar desde apenas 30 kg até 400 kg. Assim como a sua longitude pode ser desde 50 cm até 2 m. Vamos partilhar contigo as caraterísticas das principais raças de porco e quanto pesa cada uma delas.
O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 g por dia.
"Está pronto para o abate em oito a nove meses, com 100kg de peso. Tem no máximo cinco quilos de gordura", explica o produtor. O suíno de granja chega ao abate com metade desse tempo, em 130 dias, mas custa, ao atingir os 100 kg, cerca de R$ 170,00, enquanto o porco verde alcança o custo máximo de R$ 50,00.
Com uma média de ingestão de 2,0 kg de alimento por dia, cada macho consome por ano 730 kg de ração, ou 2,32 kg por leitão.
O comércio de exemplares de porco caipira, para carne ou banha, rende lucros para o produtor da criação, que pode ser uma atividade barata se realizada com opções de estrutura e alimentação de custo baixo.
As proporções que devem ser fornecidas para alimentação rica em vitaminas, para engorda, deve ser, 75% milho moído, 21% farelo de soja, 4% de núcleo vitamínico mineral. É importante deixar o produto final bem misturado, para que qualquer parte da ração que está no cocho do porco, esteja rica em milho, soja e núcleo.
Conheça as principais raças de suínos para a suinocultura
Duroc
'Branco', como é chamado, tem 18 meses e mora sítio de Cosmorama. Ele é resultado do cruzamento das raças Pietran com Sorocaba. Um porco gigante virou sensação em um sítio de Cosmorama (SP). Com mais de 450 kg, o animal pesa três vezes mais que um porco comum.
Duroc