Resposta. As colônias tinham boas terras, muitas vezes também tinham ouro e outros materiais preciosos. Eram vistas como uma área de exploração intensiva, voltada para o benfício das grandes e poderosas metrópoles.
A colonia tinha como função abastecer a metrópole com os seus devidos interesse sobre aquela terra que foi "conquistada"/"Descoberta", tendo em vista que houve 2 formas predominantes de colonização: a de exploração e a de moradia. Ou seja, pode tanto servir para extração de recursos, quanto para a moradia dos colonos.
A metrópole detinha controle absoluto sobre a colônia, exercendo-o por meio de normas e leis que se estendiam às esferas política, social, ideológica, cultural e, principalmente, à esfera econômica. Era da metrópole, portanto, o monopólio de toda a produção econômica da colônia.
A relação entre a metrópole portuguesa e sua colônia na América era regulada pelo pacto colonial, que determinava a dominação da segunda pela primeira. As relações econômicas pautavam-se por trocas comerciais, que eram sempre favoráveis aos interesses portugueses.
Resposta:Os fluxos econômicos entre as colônias e metrópoles ocorriam por intermédio do pacto colonial, que foi imposição onde ficava determinado a dominação da metrópole sobre a colônia.
Nesse sentido, a melhor interpretação historiográfica para época é a revisionista tendo em vista que possibilita ter um olhar sobre a população da época para entender o que as levou a tais revoltas, já que as condições de vida local era precárias.
O exclusivo colonial, que também é chamado de Pacto Colonial, foi um conjunto de normas e regras onde a Metrópole impunha as diretrizes comerciais da Colônia, normalmente mantendo o comércio exclusivo com a mesma.
O Pacto Colonial, ou Exclusivo Metropolitano, era um tipo de política administrava que as coroas europeias, como o Império Português, instituíram em suas colônias nas Américas. ... Esse “pacto” instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou.
O “Pacto Colonial”, também chamado de “Exclusivo Comercial Metropolitano” ou “Exclusivo Colonial” corresponde a um acordo entre a colônia e a metrópole, que ocorreu no Brasil durante o período colonial.
O monopólio colonial apenas pode comprar e "vender" para seu próprio império. Isso foi o que causou a guerra americana, consequentemente, a independencia americana. Os ingleses obrigavam os americanos de venderem suas maderas a esses primeiros, mesmo em crise desse material em terras americanas.
Resposta. O Pacto colonial, ou exclusivo comercial metropolitano, era um sistema de leis e normas que as metrópoles empunhavam as suas colonias durante o período colonial, ou seja, as metropoles seriam os paises que se beneficiavam dos produtos e das atividades econômicas de pequenos territótios que seriam as colônias.
Explicação: O significado dos termos está vinculado ao fato de a colônia não possuir autonomia; sua função era complementar a economia metropolitana, sem poder estabelecer relações comerciais com outras nações além daquela que a dominava. Os termos podem ser relacionados ao mercantilismo.
Esta política econômica adotada pela Coroa, o Mercantilismo, favorecia os cofres lusitanos, pois transferiam rendas régias da colônia para a metrópole e aos empresários lusos envolvidos no comércio ultramarino.
Durante o período colonial, a principal atividade econômica foi o plantio e exportação da cana de açúcar, até meados do século XVII. No início da colonização, o território foi explorado com a extração de recursos naturais, como árvores, peles de animais, ervas, entre outros.
Não havia na cidade apenas os muito ricos e os extremamente pobres, como acontecia nos engenhos. Havia uma considerável quantidade de pessoas que detinham um nível médio de renda, o que possibilitava a compra de produtos para a alimentação, vestuário e de outros tipos que eram oferecidos no local.
A exploração do Pau-Brasil foi a primeira atividade econômica do país, logo após o descobrimento pelos portugueses, em 1500. ... A madeira foi a primeira riqueza que saltou aos olhos do portugueses que aqui chegaram junto com Pedro Álvares Cabral.
A primeira atividade econômica desenvolvida no país foi, ainda no Brasil colônia, a extração e comercialização de paú-brasil, árvore utilizada para fabricação de móveis, extração de tinta, etc. Com o tempo, as atividade econômicas ampliaram e se complexificaram no país.
Pau-brasil: Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colônia - UOL Educação.
Resposta. A primeira atividade da colônia foi a extração do pau-brasil. Os indígenas cortavam a madeira do pau-brasil e a entregavam aos portugueses em troca de objetos.
O período que vai de 1500, data da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral, até 1530; é denominado pelos historiadores de período pré-colonial. ... A economia pré-colonial baseou-se na extração e comércio do pau-brasil, madeira avermelhada encontrada no litoral brasileiro, que já era bastante conhecida na Europa.
Resposta. As principais atividades: pau-brasil, drogas do sertão (Amazônia), cana-de-açúcar, mineração (ouro e diamantes) e pecuária.
E quais as atividades desenvolvidas pelos portugueses em terras brasileiras nesse tempo? ... Em geral, os portugueses organizaram algumas expedições que visavam proteger e reconhecer o litoral brasileiro. Além disso, várias embarcações vieram até aqui para realizarem a coleta e o transporte do pau-brasil.
Resposta. Franceses protestantes queriam também fundar uma colônia no Brasil para viverem longe da perseguição religiosa que sofriam na França. Já na época da exploração do pau-brasil, início do século XVI, os franceses fizeram várias incursões no litoral brasileiro com o objetivo de fazer o contrabando desta madeira.