Artes. Op-art é um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte.
As características do movimento Op Art são: Tridimensionalidade. Efeitos óticos e visuais. Movimento e contraste de cores.
Origem da Op Art Considerada uma variação do expressionismo abstrato, a Op Art teve como precursor o artista húngaro Victor Vasarely, que na década de 1930, pintou uma obra utilizando listras diagonais pretas e listras brancas curvadas, transmitindo ao observador, a impressão de uma visão tridimensional.
A denominação do movimento Op-art vem da expressão inglesa (optical art), que significa ''arte óptica”, sendo seu precursor Victor Vasarely (1908- ). ... A expressão “pop-art” também vem do inglês e significa “arte popular”, surgiu nos Estados Unidos em 1960 e alcançou extensa repercussão internacional.
Resposta: A arte cinética busca romper com a condição estática da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento A op arte (arte óptica) é uma das formas de expressão da arte cinética.
A “arte cinética” ou “cinetismo” representa um movimento artístico moderno das artes plásticas, surgido em Paris na década de 50. Como o próprio nome indica, determina uma arte vibrante e dinâmica que possui como principal característica o movimento, em detrimento do caráter estático da pintura e da escultura.
Desta busca surgiu a op arte/ arte Cinética, cuja a proposta é criar obras que que produzam movimento ou a sensação de movimento no observador por meio de efeitos ópticos. ... A arte Cinética explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças.
A diferença básica entre ambos é que na Kinetic Art, os processos ópticos são baseados na percepção do movimento real ou aparente da obra, que pode ser plana, bi ou tridimensional, enquanto que, na Op Art, há apenas movimentos virtuais, utilizando-se objetos planos e formas geométricas.
Resposta. Resposta: É direta a relação que a arte pode ter quando estudamos a arte cinética, visto que ao longo da história a arte se desenvolveu conforme os avanços das ciências, que proporcionavam novos materiais, modalidades e conceitos de artes.
A arte cinética busca romper com a condição estática da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.
A arte cinética foi marcada por diversas características específicas adotadas pelos artistas. Algumas delas são: Diversos recursos da época são utilizados, como o eletromagnetismo, água, vento, motores, ilusões de ótica, efeitos especiais, e outros; Obras de arte tridimensionais (três dimensões);