A administração endovenosa de diazepam deve ser lenta (0,5 a 1 mL/minuto), pois a administração excessivamente rápida pode provocar apneia; instrumental de reanimação deve estar disponível para qualquer eventualidade.
O diazepam pertence a um grupo de medicamentos chamado benzodiazepinas. O diazepam é um sedativo, relaxante muscular e também age contra ansiedade e convulsões. Após injeção intramuscular ou intravenosa, o paciente não se recorda de eventos que ocorreram durante o pico de atividade do medicamento.
O diazepam pode ser aplicado por via retal, facilmente em crianças, sem diluição na dose de 0,3 mg/kg, infundindo através de um catéter bem fino de O2. Outra via prática em pronto-socorro é a nasal.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de convulsões são:
Os resultados de experimentações clínicas controladas estabeleceram a eficácia de Topamax comprimidos (topiramato) e Topamax cápsulas (cápsulas de topiramato) como monoterapia para adultos e crianças (de 6 anos de idade ou mais velhos) com epilepsia, terapia adjuntiva em adultos e pacientes pediátricos de 2 a 16 anos ...
Escolha de fármacos para convulsões