O tratamento para oxiúrus, que é um tipo de verme intestinal, deve ser sempre orientado por um médico de família ou clínico geral, no caso do adulto, ou por um pediatra, no caso da criança, mas normalmente é feito com o uso de remédios antiparasitários.
Para que o tratamento seja adequado e de forma a evitar uma reinfecção, estes remédios devem ser tomados exatamente conforme a recomendação médica. Além disso, alguns cuidados são importantes durante o tratamento como lavar frequentemente as mãos, principalmente antes de cozinhar e após defecar, e lavar as roupas em água fervente, por exemplo, para evitar a contaminação de outras pessoas.
Os sinais de melhora da infecção por oxiúrus surgem cerca de 2 dias após o início do tratamento e incluem a eliminação dos vermes nas fezes, redução da coceira, alívio de gases intestinais e aumento do apetite.
Como já citado, quem está contaminado com o verme pode ter seus objetos pessoais, roupas de cama, roupas e toalhas, por exemplo, contaminados também e passar para outras pessoas.
Aliás, aproveite para conhecer alguns chás para infecção intestinal que podem complementar o seu tratamento.
O oxiúrus ou Enterobius vermicularis, como é conhecido cientificamente, é um verme fino, semelhante a um alfinete ou fio de algodão, que mede de 0,5 a 1 cm de comprimento. Esse verme prefere habitar a parte final do intestino, na região peri anal, provocando intensa coceira nesta região.
Os remédios para oxiúrus, como o albendazol ou a nitazoxanida, têm propriedades vermífugas que permitem a eliminação do oxiúrus, aliviando os sintomas como coceira intensa no ânus, principalmente à noite, desconforto ou vermelhidão na região anal, por exemplo.
Os oxiúrus são longos, brancos e regra geral, tem mais ou menos um centímetro de comprimento. Uma vez infetado, o verme fêmea põe os seus ovos na pele que se encontra à volta do ânus. Os sintomas de uma infeção por oxiúrus inclui a comichão na zona do ânus, irritabilidade, náuseas e nervosismo. É possível curar os oxiúros naturalmente.
Pode ser que uma dose única seja suficiente para eliminar todos os vermes. No entanto, seu médico vai te orientar caso seja necessária uma dose extra. Normalmente, uma dose extra depois de três semanas da dose inicial é indicada para remover todos os parasitas.
As complicações da infecção por oxiúrus surgem quando o tratamento não é feito de forma adequada e podem incluir perda de peso, devido à má absorção de nutrientes, e infecção da região genital, especialmente nas mulheres.
O verme vive no intestino humano e, após o acasalamento, o macho é eliminado pelas fezes. A fêmea grávida continua no corpo do hospedeiro e, durante o sono, se move para a região anal para implantar seus ovos, gerando o desconforto noturno típico da doença.
Além disso, deve-se adotar medidas de higiene para evitar a reinfestação do verme, como ter as unhas cortadas, não colocar as mãos na boca e lavar muito bem as roupas para eliminar os ovos do verme, por exemplo. Veja todas as medidas de higiene prevenir a reinfestação do oxiúrus.
Os sinais de piora do oxiúrus incluem perda de apetite, dor na barriga, inchaço abdominal, aumento dos gases intestinais e perda de peso, além de ferimentos na pele devido a coceira intensa.
O exame mais conhecido para identificar o oxiúrus é o Método de Graham, ou método da fita, que consiste em colar uma fita adesiva na região perianal do(a) paciente, que será observada posteriormente no microscópio.
É importante seguir todos os passos de higiene para que não haja autoinfecção, retroinfecção e heteroinfecção, como citado anteriormente. Manter as unhas cortadas e limpas, consumir apenas água filtrada e lavar bem os alimentos também é fundamental.
Os sintomas mais comuns são coceira na região anal e/ou vaginal, insônia, irritabilidade e agitação principalmente durante a noite, dor abdominal intermitente, náusea e cólica.
Como acelerar o tratamento
O sintoma mais comum do oxiúrus, que é uma doença causada pelo Enterobius vermicularis, popularmente conhecido como oxiúrus, é a intensa coceira anal, especialmente à noite, que acontece porque as fêmeas do verme se dirige até o ânus para colocar seus ovos na região perianal, causando os sintomas.
A transmissão do oxiúrus pode ocorrer pelo contato com os ovos do verme que podem estar nas roupas, brinquedos e objetos de uso pessoal da criança infectada ou através do consumo de água ou de alimentos contaminados com esta verminose.
A melhor pomada para tratar a infecção por oxiúrus é a que contém tiabendazol, que é um antiparasitário que atua diretamente nos vermes adultos e ajuda a aliviar os sintomas da infecção, sendo normalmente recomendado pelo médico por cerca de 5 dias.
Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 2 a 4 horas de seu uso.
A forma mais comum de se descobrir a presença de vermes ou parasitas no intestino humano é na observação das fezes. Na maioria das vezes, eles são visíveis a olho nu. Entretanto, em alguns casos, exames microscópicos podem identificar os ovos nas amostras fecais.
10 remédios naturais para vermes
Vermes em cães: causas e sintomas Esta é, sem dúvida, a causa mais frequente: o cão pode de fato ingerir as larvas ou os ovos ao lamber o chão, comer as fezes de um cão infectado. No organismo dos filhotes, o parasita pode se apresentar através do leite da mãe ou, mesmo antes do nascimento, por via transplacentária.
O contágio de parasitas intestinais de cachorros em humanos pode ocorrer de diferentes maneiras mas, em geral, pode ocorrer quando o animal cheira as fezes infestadas, lambe sua mão e depois você a usa para coçar sua boca, por exemplo.
As principais doenças que podem ser transmitidas pelo cachorro infectado são:
A contaminação acontece através do contato, principalmente a ingestão, de água e alimentos infectados e por meio de feridas na pele. Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios.
Normalmente o tratamento é feito com o uso de antiparasitários, como o Albendazol, Tiabendazol ou Mebendazol por 5 dias.
A espécie que mais comumente ataca os gatinhos é a Toxocara cati. O pet pode se contaminar ao entrar em contato com as larvas e, geralmente, é comum em gatos que acessam a rua. Porém, a forma mais comum de contágio é entre mãe e filho, já que o verme pode ser transmitido para o filhote ainda dentro do útero.
Para saber se você pode estar com vermes no intestino, selecione o que está sentindo:
O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.
Confira 7 sinais de que podem existir parasitas em seu corpo:
Alguns parasitas são comuns nos Estados Unidos e em outros países industrializados. Os exemplos são os oxiúros e os protozoários que causam tricomoníase (infecção sexualmente transmissível), toxoplasmose e infecções intestinais, como giardíase e criptosporidiose.
Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite....Giardíase
As parasitoses intestinais são infecções causadas por protozoários e helmintos, como amebas, lombrigas e giárdias, que costumam entrar no corpo humano na forma de cistos e ovos, principalmente, através da água e de alimentos contaminados.
A giárdia fica no intestino delgado do homem, onde podem se juntar e cobrir toda a parede do intestino, impedindo a absorção dos alimentos e causando diarreia, chegando até a dar perda de peso e anemia. O áscaris é também conhecido como lombriga e também fica no intestino do homem, mas também passa pelo pulmão.